TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussões relacionadas ao filme "The Path of Elite"

Resenha: Discussões relacionadas ao filme "The Path of Elite". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE UNIDERP/ANHANGUERA

SERVIÇO SOCIAL

ANDREIA MOREIRA RA 439905

MARIA DE LURDES MARCHEZAN RA 425766

VERGINIA MARIA BENTO A SILVA RA 434695

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Tutora Presencial: Aline Loubet

Rio Verde de Mato Grosso/ MS

Setembro 2014

ANDREIA MOREIRA RA 439905

MARIA DE LURDES MARCHEZAN RA 425766

VERGINIA MARIA BENTO A SILVA RA 434695

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Atividade apresentada como avaliação parcial na disciplina: Psicologia e Serviço Social II do curso de Serviço Social.

Rio Verde de Mato Grosso

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho vai apresentar discussões referentes ao filme Tropa de Elite, que é um filme que revela muito da sociedade brasileira e que faz com que nós que estamos na área de assistência social pensemos sobre o valor da nossa profissão para ajudar a mudar essa realidade vivenciada por pessoas de classe baixa, que acabam sendo vítimas daqueles que possuem muito mais.

Como forma de analisar mais profundamente o tema da violência, tráfico de drogas, corrupção e sua atual relação com situação do Brasil e o mundo do crime.

A violência urbana, o uso de drogas, a prática de tortura por parte de policiais é mostrada de forma crítica e violenta, mas também mostra a hipocrisia da sociedade de classe média representada por estudantes universitários que critica a violência policial e ao mesmo tempo fomenta a violência consumindo drogas e alimentando o tráfico.

1. O QUE É CULTURA E QUAIS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME TROPA DE ELITE

O filme tropa de elite é uma obra que descreve fatos que acontece na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, apresenta diversos relatos como tipo de corrupção dentro do nosso dia a dia.

O filme faz uma crítica à corrupção da policia, mostra a hipocrisia da classe média e alta que são desempenhados por estudante universitários, que criticam a violência policial. Mostrando que a corrupção emperra no meio da nossa sociedade através do poder publico, que em vez de proteger faz parte de um esquema sórdido entre os poderes executivo e legislativo da nossa sociedade corrupta, que se utiliza de meios proibidos pela lei para coagir e obter lucros das classes menos beneficiada.

Relata no filme a dura vida dos policiais do Bope, e a podridão que é o sistema policial na cidade maravilhosa, e analisando a lamentável realidade da cidade carioca, onde toda a organização funciona para se propagar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e usuários de drogas da classe media e alta.

A tropa de elite do Policia Militar do Rio é tratada como um pequeno grupo blindado contra a corrupção que consumiu o restante da policia, o sentimento de honra de seus integrantes não contribui com a dotação de praticas incorreta no extermínio do crime organizado, crime que destrói nossa cultura e a moral, através da corrupção e o abandono de politicas sociais que funciona para melhoria de qualidade e dignidade de vida das classes excluídas da nossa sociedade.

Diante de tantas realidades em nosso país temos também culturas diferenciadas e no filme essa cultura das favelas também é deixada bem clara.

O significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica. (SILVA,2006, p.01)

As manifestações culturais relatadas no filme são as diferenças sociais entre políticos corruptos que se aproveitam da classe menos favorecida, para obterem lucros sobre elas de forma abusiva e desumana.

Mediante baixíssimos salários dos policiais além da falta de estrutura para ação efetiva do policiamento, e somando-se a isso ainda há a falta de punição para os criminosos fardados, que se travestem de policiais ou políticos, mas são verdadeiramente criminosos potencialmente perigosos porque estão escondidos atrás de uma farda ou de um poder que a sociedade outorga, mas vemos ainda que mesmo em meio a toda sujeira de um sistema corrompido há ainda alguns remanescentes que não vendem sua honra e acreditam que podem fazer a diferença acreditando na justiça, ou ainda o menino pobre que mora em uma favela ou subúrbio, porque não tem oportunidade melhor, se adequa ao sistema da violência que o meio dita e se torna um criminoso.

2. OS CONFLITOS

O conflito surge quando há necessidade de escolher entre situações que podem ser consideradas, de forças conflitantes incompatíveis de todas as situações de conflitos, são antagônicas e perturbam a ação ou tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupo. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas das vezes inconsciente ou de difícil concepção. As situações de conflito pode ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou de informações desencontradas.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com