TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme documental "The Child, the Soul of Business"

Relatório de pesquisa: Análise do filme documental "The Child, the Soul of Business". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 – Análise do documentário “Criança, a alma do negócio”.

O documentário Criança, a alma do negócio, um dos produtos audiovisuais recentes que se dedica à temática criança e consumo, trata da publicidade dirigida às crianças e do consumismo infantil. Ele busca mostrar, por depoimentos de pais, pedagogos, psicólogos e crianças, além da ilustração de cenas de comerciais recentemente veiculados, como a televisão e a publicidade podem influenciar o consumo.

Esta análise ilustra, por meio de cenas e depoimentos do filme, as características da infância hoje. O primeiro aspecto a ser explorado é a associação que a criança estabelece entre brincadeiras e compras. Algumas crianças dão depoimentos em que manifestam sua preferência pelas compras às brincadeiras. Por outro lado, as brincadeiras infantistambém estão submetidas ao consumo, à medida que as famílias presenteiam seus filhos com bonecas, carrinhos, jogos, computadores, dentre outros itens que possibilitem à criança alguma forma de entretenimento. Esse tipo de lazer se caracteriza pela intervenção direta da tecnologia e pelo distanciamento das brincadeiras ao ar livre.

O segundo item de análise versa sobre a propaganda infantil, sobretudo no que tange à influência dos comerciais de televisão, tema principal do documentário. Com base na discussão queo filme provoca, busca-se enumerar as estratégias mais comuns utilizadas nas propagandas e seus prováveis impactos sobre o imaginário da criança, assim como os produtos mais anunciados e a reação dos pais ao assédio infantil. O filme estimula a discussão sobre a importância da televisão nos lares brasileiros e sua presença marcante na formação cultural dos jovens.

O filme é pano de fundo da discussão ao fornecer elementos, como entrevistas e estatísticas, que ilustram o fenômeno do consumismo e, mais especificamente, as mudanças na infância e a influência da televisão e da propaganda sobre o imaginário das crianças.

Nas classes mais altas, sobretudo, observa-se o fenômeno do crescimento do consumo infantil associado ao acúmulo de bens variados e às longas horas dedicadas à interação com as mídias.

Contudo, esse cenário atual descrito no filme, seu principal mérito é mesmo o de contextualizar uma série de problemas enfrentados pela criança na relação com a propaganda e o consumo. Mostra-se preocupante por destacar elementos perturbadores, tais como a necessidade de a criança parecer mais velha pelo consumo de produtos, o tempo exagerado que a criança fica em frente à TV; ou a sensação de inferioridade por não seguir tendências. Essas questões, contudo, não dizem respeito apenas à influência da mídia, pois entra em discussão a postura dos pais, a educação recebida na escola e as opções de entretenimento dadas às crianças e a uma cultura capitalista centrada no ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com