TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo e análise da realidade apresentada no filme "The Path of Elite"

Projeto de pesquisa: O estudo e análise da realidade apresentada no filme "The Path of Elite". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP.

PASSO FUNDO.

Eva Miranda: R.A: 6578314829

Leandra Portella: R.A: 6921439312

Sophia Pithan. R.A: 6942009230

Prof. EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.

Prof. Presencial: Tânia do Prado.

SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II; Estudo e Análise da Realidade Representada no Filme Tropa de Elite.(Brasil,2007,Direção de José Padilha.)

RS; Passo Fundo; 10 de setembro de 2014.

INTRODUÇÃO

Os contextos sociais e seus conflitos possuem uma diversidade conceitual; o filme Tropa de Elite (Brasil, 2007. Direção José Padilha) mostra processos críticos bem conhecidos dos brasileiros. Neste trabalho buscamos relatar e associar a realidade às situações que encontradas no fime, buscamos assim identifica-las, conhece-las e aplicar as associações ao cotidiano das favelas brasileiras, bem como a atuação dos profissionais envolvidos.

O relato das evidencias a princípio identificar bibliograficamente os aspectos vistos, com a ajuda de alguns autores como: Sueli Martins¹ que aborta Martín-Baró², Dentillo, Moyorga ...entre outros. Nestes levantamentos literários podemos aprofundas nos aspectos caracterizantes na população de alguns grupos sociais envolvidos na temática, bem como as realidades e enfrentamentos dos profissionais aplicáveis às questões.

No contexto iremos avaliar apontamentos e resoluções para as causas trabalhadas, importantes para que os futuros profissionais conheçam, se familiarizem e propõem discussões a respeito.

___________________________________________________________________________

1-Sueli Terezinha Ferreira Martins é Doutora em Psicologia Social, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP- Bauru e do Departamento de Neurologia e Psiquiatria. UNESP- Botucatu, Brasil.

2- Martín-Baró viveu em El Salvador. Foi jesuíta, teólogo e psicólogo social. Foi

assassinado em 16 de novembro de 1989 por soldados do governo de El Salvador.

Comprometido politicamente com a população mais pobre, atuou e publicou vários trabalhos sobre o povo latino-americano.

ANÁLISE DO PROCESSO CULTURAL NAS QUESTÕES SOCIAIS ABORDADAS..

Muito se estuda a respeito das características sociais, dos grupos sociais através da cultura de seus povos. Vamos entender um pouco sobre oque é cultura:

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere, cultivar é todo conhecimento, costumes, crenças, arte, moral, manifestações, hábitos e credos, geralmente ela de uma comunidade e ou região, mantida e repassada de geração para geração. Cada região de nossos pais tem sua cultura própria e marcante, como na região do meu estado os usos e costumes do gaúcho, em São Paulo as festas juninas, no nordeste o frevo e foro... Que automaticamente e difundida nas outros estados e ate fora dos pais. Os encontros para a troca de experiências e socialização da cultura entre esses povos. Existe também a cultura etnias: italiana, alemã, holandesa, francesa, japonesa... Que no Brasil e muito forte e festejado, como forma de se manter viva e cultivada seus costumes, ou seja, preservar sua cultura, suas raízes, interagir com outras e não perder os laços, manter viva acessa a chama que deu origem a união dos povos. A cultura afra, indígena, a misegenação, os meios de comunicação, colaboram e muita na preservação e divulgação da cultura.

Em relação as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite:

As manifestações sociais apresentadas no filme são: a violência, a corrupção, o tráfico de drogas, valores sociais, moradores da favela, ritmo musical, conhecimento.

Exemplificado em cenas em que o Capitão Nascimento, uma pessoa honesta, com visão ampla, que identificava de longe quando seus colegas era corrupto ou honesto, mais que ao mesmo tempo convive diretamente com uma rotina de violência, e mergulhado e atormentado por conflitos pessoais, e logo se viu no meio dos policiais e políticos corruptos.

Um comando da policia corrupta que visava seus interesses, mantinha negócios inclusos com os bandidos e traficantes, a violência era tanta que eliminava até seus colegas, para não perder seu comando perante seus negócios corruptos, os políticos omitias faltos, acontecimentos para não manjar sua aparência perante a comunidade, e nem mostrar que suas ações eram fracassadas, porque eram os traficantes que sustentava suas campanhas politicas.

PORQUE O SERVIÇO SOCIAL É IMPORTANTE NA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS:

A organização social diz respeito à forma como os indivíduos se relacionam através de suas ações, levando em consideração aspectos como: período de tempo, responsabilidade e representatividade com os grupos, onde a camada social na qual está inserido vão contribuir para marcar a posição social do individuo para o desempenho do seu papel.

Os homens se realizam por intermédio da historia que constroem, desenvolvendo se a partir das condições biológicas e sociais. Essas condições representam as bases a partir as quais, ao longo de uma histórica evolução, desenvolve se, por meio de atividade o psiquismo humano. A atividade humana, que por sua natureza é consciente, determina nas mais diversas formas de manifestação formação de capacidades, motivos finalidades, sentidos sentimentos etc., enfim engendra um conjunto de processos pelos quais o indivíduo adquire existência psicológica. O estudo desses processos psíquicos nos leva necessariamente ao plano da pessoa, do homem como endividou social real: que faz, pensa e neste plano que nos deparamos com a personalidade.

Neste contexto a ação profissional está atrelada à resolução dos conflitos individuais ou coletivos e com a trajetória do assistente social, que tem como área de intervenção orientada pela visão da garantia dos direitos humanos, busca promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com