TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Final Flavio

Trabalho Universitário: Dissertação Final Flavio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  9.527 Palavras (39 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

CAEd- CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

FLÁVIO LÚCIO LAMAS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANÁLISE DO USO DO RELATÓRIO DESCRITIVO INDIVIDUAL

NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

JUIZ DE FORA

2014

FLÁVIO LÚCIO LAMAS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANÁLISE DO USO DO RELATÓRIO DESCRITIVO INDIVIDUAL

NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Dissertação apresentada como requisito parcial à conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Orientadora: Professora Dra. Lina Kátia Mesquita de Oliveira

JUIZ DE FORA

2014

TERMO DE APROVAÇÃO

FLÁVIO LÚCIO LAMAS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANÁLISE DO USO DO RELATÓRIO DESCRITIVO INDIVIDUAL

NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Dissertação apresentada à Banca Examinadora designada pela equipe de Dissertação do Mestrado Profissional CAEd/ FACED/ UFJF, aprovada em 13/10/14.

____________________________________

Profª Drª Lina Kátia Mesquita de Oliveira

Orientadora

__________________________________

Profª Drª Andrea Borges de Medeiros

Membro da banca

____________________________________

Profª Drª Núbia Aparecida Schaper Santos

Membro da banca

Juiz de Fora, 13 de outubro de 2014

Dedico este trabalho aos meus pais e aos meus irmãos Laércio, Edméia e Suellen que durante toda a vida se mostraram pessoas batalhadoras, dignas e me inspiraram a ser uma pessoa melhor. Dedico às minhas filhas trigêmeas, Valentina, Isadora e Ana Flávia, que foram objetos da minha persistência nos momentos difíceis e que souberam compreender os muitos momentos da minha ausência destinados aos estudos e à conclusão do mestrado. À minha esposa Ana Paula que foi pessoa fundamental, me auxiliando e compreendendo a minha ausência para me dedicar aos estudos.

AGRADECIMENTOS

A Deus, que me acompanha, ilumina, abençoa e fortalece todos os dias de minha vida para que eu nunca desista.

À Secretaria de Educação de Juiz de Fora, por incentivar a busca do aperfeiçoamento profissional continuada e em serviço dos servidores da educação da sua rede de ensino.

Aos colegas professores e funcionários da Escola Municipal Pedro Nagib Nasser que de alguma forma direta ou indiretamente contribuíram para que eu viesse a exercer o cargo de gestor da escola e, consequentemente, crescer profissionalmente, realizar e ter êxito nesta pesquisa.

Aos colegas gestores da rede municipal de Juiz de Fora do curso do Mestrado Profissional turma 2012 que juntos souberam unir forças para passarmos pelas inúmeras dificuldades encontradas na realização deste curso.

Às colegas gestoras das escolas de educação infantil da rede municipal de Juiz de Fora pela participação direta e gentil no fornecimento de respostas para essa pesquisa.

À Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora por desenvolver um mestrado voltado para os gestores da educação pública brasileira.

Ao CAEd - Centro de Avaliação da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, por acreditar e propor um mestrado de enorme significado para a educação pública no Brasil.

À prof. Drª Lina Kátia Mesquita que aceitou a difícil missão de abordar a avaliação na Educação Infantil e de prestar orientação para a realização desse trabalho.

Aos tutores Kelmer Esteves, Patrícia Otoni, Maria Cecília, Thamyres Fernandes, que foram figuras importantíssimas para a realização deste trabalho, fornecendo críticas, sugestões, orientações e muito incentivo, sem eles esta tarefa ficaria, de fato, mais árdua e tortuosa.

Não avaliar a criança de uma forma compreensiva e sistemática significa limitar o potencial de desenvolvimento de cada criança, não valorizar o trabalho profissional da educadora de infância, restringir o potencial de comunicação com os pais e com a comunidade educativa e deste modo contribuir para uma menor valorização da educação pré-escolar (PARENTE,2004).

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar como ocorre a utilização da avaliação e o uso do Relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com