TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Nas Organizações

Exames: Diversidade Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Diversidade é variedade, cada pessoa é diferente da outra, possuindo assim características individuais (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).

Cada pessoa é única , e cada uma tem seus valores e personalidades diferentes. No nosso grupo várias características biográficas como a idade , gênero, raça e etnia. No inicio houve um choque cultural pois cada integrante é de uma cidade e até de outro estado, onde , o modo de viver, de falar e de se expressar é latente, diante dessas situações foram gerados conflitos pela falta de experiência em saber lidar com a personalidade do próximo, pela errada interpretação da fala ou da atitude do outro, pela ansiedade em expor ideias e pensamentos sem querer escutar o que o outro tinha a oferecer mas com o tempo fomos nos conhecendo mais e criando uma certa intimidade entre as componentes do grupo, gerando assim um reconhecimento das diferenças entre cada pessoa, e sabendo aproveita cada habilidade , competências e ideias , de cada uma.

Através da ATPS sobre diversidade, aprendemos com pesquisas científicas e teorias propostas, que a diversidade existe em todo meio e que as pessoas precisam administra- lá de uma maneira eficaz aprendendo a conviver com as diferenças e respeita-las e extrair o lado bom que a diversidade nas organizações tem a oferecer tanto para as empresas como para os colaboradores.

“A inteligência emocional (IE) é a capacidade da pessoa de ser autoconsciente do seu estado afetivo (reconhecer suas próprias emoções quando as sente), detectar as emoções nos outros e administrar as pistas e informações transmitidas pelas emoções.” (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p.105).

Esse conceito nos mostrou que diante do desafio de trabalhar em grupo, num ambiente de pressão, de diversidade e de valores, fomos criando uma afetividade positiva entre nós, e acabamos deixando nossas emoções aflorarem, contudo é necessário buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção.

Tendo em vista que cada uma interpretou, percebeu e sentiu de maneira particular seus sentimentos, umas mais emotivas e outras mais racionais, onde o grupo percebeu que essa situação estava gerando um desconforto e se reunimos para solucionar os problemas, cada uma ouvindo as emoções e sentimentos da outra buscando o equilíbrio.

As emoções e sentimentos tem importância na motivação (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).

Motivação, processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p 196 ).

No grupo buscamos sempre manter a realização das tarefas até que nossos objetivos sejam atingidos e quando nossas metas foram alcançadas e nossos esforços, reconhecidos pela professora, nos sentimos motivadas para continuar nossa busca a excelência nas atividades propostas pela mesma .

Houve situações negativas e foi percebido uma queda na motivação de algumas integrantes, mais fizemos reuniões e criamos estímulos para as demais não se sentirem desmotivadas, e através da comunicação conseguimos nos manter focada no trabalho e na nossa amizade, gerando um feedback positivo e aumentando ainda mais nossa motivação.

Grupo de trabalho; grupo que interage, basicamente, para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com