TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentario SOS Saúde

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

SICKO S.O.S SAÚDE

Trabalho a ser entregue a Professor...., da disciplina de Psicologia da Saúde I para obtenção de nota parcial bimestral.

GUARAPUAVA

2013

O Documentário Sicko S.O.S Saúde gravado pelo diretor Michael Moore, relata o drama vivido pela maioria da população dos Estados Unidos que não possui um plano de saúde, lá não existe um sistema de saúde universal e gratuito como aqui no Brasil. Nos estados Unidos a população só tem acesso à saúde se conveniada a algum plano de saúde, quem não tem um plano “torce” para não ficar doente.

 No decorrer do documentário é mostrada a vida de pessoas que são conveniadas a um plano de saúde, mas esses planos não cobriram as despesas com médicos, exames e medicamentos dessas pessoas conveniadas, deixando as mesmas a “mercê” das doenças, por esse motivo algumas acabaram falecendo. Ou seja, a população paga valores altíssimos para manter o plano em dia e quando necessitam acabam não tendo assistência necessária. Relata também o documentário, estratégias usadas por esses planos de saúde que priorizam o seu rendimento a saúde do segurado, ou seja, se o paciente comprometer a rentabilidade do plano eles não iram aprovar o plano para o paciente ficando assim o tratamento por sua conta, com isso percebe-se que o sistema americano faz com a saúde um comercio lucrativo para o governo, a finalidade dos planos não é a saúde de seus conveniados e sim a maximação dos lucros.

Durante o documentário é mostrado como é o sistema de saúde de Cuba, França, Canadá e Reino Unido, lá os serviços de saúde são oferecidos pelo governo à população com direito a médicos, exames, medicamentos, hospitais e outros serviços todos gratuitos. Alguns moradores dos Estados Unidos vão até uns desses países para ter atendimento medico gratuito. Vemos com isso que os Estados Unidos são um dos únicos países que não tem um sistema de saúde gratuito, ao contrario de Cuba que possui um sistema de saúde gratuito que atende quem dele necessita.

Através do documentário percebemos que o sistema de saúde Norte-americano é falho, pois sendo a nação mais rica do mundo, não possui um sistema de saúde público socializado, inexistência de cuidados com a saúde gratuitos e as consequências desastrosas de um sistema neoliberal. Seguradoras armam planos para evitarem gastos com seus clientes, tratando os doentes como simples produto colocando questões econômicas acima da vida e da morte. No Brasil temos o S.U.S ( Sistema Único de Saúde), que apesar de ser gratuito acaba não atendendo toda a população, vemos pacientes esperando em filas inacabáveis com dores indescritíveis, quando conseguem entrar hospital ficam em corredores esperando médico, mostrando assim  que a saúde não fica em primeiro plano em nosso pais.

        Referencias

http://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg acessado em 04/10/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com