TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento A INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA-LINGÜÍSTICA

Projeto de pesquisa: Documento A INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA-LINGÜÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Documento A PESQUISA EM PSICOLINGÜÍSTICA

Antes do surgimento da Psicolinguística como disciplina, havia dois movimentos oposto, como mostra o quadro abaixo: um que caminhava da Psicologia para a Linguística e outro que fazia o caminho inverso.

1 - PSICOLOGIA  LINGUÍSTICA  PSICOLOGIA DA LINGUAGEM

2 – LINGUÍSTICA  PSICOLOGIA  PSICOLONGUÍSTICA

O termo Psicolinguística surgiu antes de se tornar disciplina, “surgiu pela primeira vez provavelmente em um artigo de N. H. Pronko2 e sugere que se trata de um campo interdisciplinar para o qual colaboraram a Psicologia e a Linguística.”. Os estudos dessas duas disciplinas eram originalmente denominados Psicologia da linguagem e abordavam uma questão central às duas: “o relacionamento entre o pensamento (ou comportamento) e a linguagem”. (BALIEIRO Jr. 2004, p172). Na Psicologia, os estudos estavam baseados nas relações entre a organização do sistema lingüístico e a organização do pensamento. “Os psicólogos queriam o auxilio do entendimento sobre o funcionamento da linguagem para entender como funcionava a “mente” humana, partindo da hipótese de que a mente se estruturava de forma analógica à linguagem ou mesmo através dela”. (BALIEIRO Jr. 2004, p173). Já na Linguística, havia uma buscava anterior pela teoria psicológica, especialmente por meio dos introdutores do método histórico em Linguística, entre os quais Hermann Paul, que tentaram apoiar no associacionismo psicológico3 suas explicações para as mudanças lingüísticas”. (BALIEIRO Jr. 2004, p173). O objeto da Psicolinguística é exatamente o enfoque diferente para com linguagem que demarcou as fronteiras às vezes tênues que a separou das duas ciências que lhe deram origem, a Psicologia e a Linguística. Este objeto vem a ser os processos de codificação e decodificação. Este modelo foi amplamente utilizado pela pesquisa da década de 1950, com fortes acentos comportamentalistas. Há no livro de Osgood  Sebeak (1954), por exemplo a seguinte definição que expressa o pensamento da época:

A bastante nova disciplina que vem de ser conhecida como Psicolinguística (em paralelo com a disciplina proximamente relacionada, a etnolinguística, que atualmente chamamos de sociolingüística), diz respeito, num sentido mais estrito, a Psicolinguística estuda os processos através dos quais as intenções dos falantes são transformadas em interpretações pelos ouvintes. Em outras palavras, a Psicolinguística trata diretamente dos processos de codificação e decodificação, enquanto relacionam os estados das mensagens aos estados dos comunicadores.

Em 1951, aconteceu o “Seminário de Verão de Pesquisa em Ciência Social” na Universidade de Cornell, onde segundo Kess (1992) inaugurou-se o período formativo e juntamente com o Seminário o “Comitê sobre Linguística e Psicolinguística” ministrado pelo psicólogo C. Osgood. Em 1953 realizou-se um segundo seminário de verão na universidade de Indiana, sob a direção de Osgood e do antropolinguista T. A. Sebeok, que organizaram e publicaram os anais do Seminário, com o titulo Psycolinguistics a survey of theory and research problems (Osggod & Sebeok, 1954).

Ainda nesse período da década de cinqüenta, houve o surgimento da epistemologia genética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com