TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentos Psicologicos

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 7

LAUDO PSICOLÓGICO

I – IDENTIFICAÇÃO

Autor:

Interessado:

Finalidade: Aconselhamento Psicológico.

II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA

O presente laudo é decorrente de uma avaliação psicológica com o objetivo de investigar as necessidades e motivações psicológicas de uma cliente como parte do processo psicoterápico. A cliente tem 56 anos, é casada há 19, tem uma filha casada e, recentemente, tornou-se avó. Após o nascimento do neto passou a ter o sentimento de “estar ficando velha". Quanto ao seu relacionamento com o esposo relata que é algo, estável e tranquila sem grandes problemas ou novidades. Não poderia ser diferente, após tantos anos de casado, não se poderia esperar nada de diferente em relação ao casamento. Seu marido é vendedor, sendo muito bem sucedido em seu trabalho. Ela é dentista, financeiramente independente do marido. Procurou a psicoterapia por estar “insatisfeita, sentindo-se desmotivada, sem perspectivas e, ao mesmo tempo, incomodada porque sou rígida com meu trabalho: tem que ser tudo excelente! Se algo dá erra não dormir por causa de preocupação", "estar achando a vida muito sem-graça.”.

III – PROCEDIMENTO

A cliente está em psicoterapia há 4 meses, fazendo uma sessão por semana, nunca teve nenhuma falta. Durante as sessões oscila entre momentos de ansiedade agitação, e desalento. Expressa claramente as dificuldades que possuí, tem bom nível intelectual, conseguindo realizar elaborações adequadas de necessidades. Como forma de subsidiar o trabalho psicoterápico, optei pela aplicação do Teste de Pfister, por ser um teste de fácil aplicação e, ao mesmo tempo, rico no levantamento das necessidades e motivações psicológica, e útil no trabalho de aconselhamento. É um instrumento projetivo de avaliação de personalidade e pode ser usado independente da idade ou nível de escolaridade. O teste faz uso das cores como um meio de investigação da personalidade.  

IV – ANÁLISE

Após análise dos resultados pode–se observar a examinanda tem muita preocupação em apresentar-se aos outros como eles gostariam que fosse ela fosse vista. Dá muita importância aprovação e aceitação social isso exercer grande importância nas suas atitudes. Mostra respeito, admiração com pessoas que ocupam posições superiores tem elevado grau de ambição e empenha-se na realização de tarefas difíceis, procurando sobressair-se, ultrapassar todas as dificuldades.

Evidencia ter necessidade de fazer atividades isoladas de amigos e familiares. O que contrapõe a sua necessidade de carinho, reforçando sua insatisfação com a vida que vêm levando. É resistente a novidades, aventuras, mesmo se queixando da vida sem graça que diz ter. Sente-se mais confortável com sua rotina. Não se preocupa em ser simpática empática ou piedosa com pessoas necessitadas ou indefesas , apesar de se preocupar com o que os outros pensam, julgam de si.

Mesmo tendo necessidade de ficar só querendo fazer suas atividades sozinhas apresenta uma elevada necessidade de ter seus desejos satisfeitos por pessoas amigas e por seus familiares; deseja receber carinho, ser apoiada, protegida, amada. Precisa constantemente de alguém que a entenda e lhe de atenção. Pode vir a sofrer de sentimentos e ansiedades de abandono, insegurança. Esses sentimentos, embora contraditórios, refletem seu momento atual de "sentir-se velha" e "sem perspectivas", "um casamento tranquilo, sem surpresas...".

V – CONCLUSÃO

Levando em consideração os dados levantados na aplicação do teste e as observações realizadas nas sessões, percebe-se que a cliente passa por um momento de instabilidade emocional que está  desencadeando um sofrimento psíquico e muitas vivências contraditórias. Sugiro que a mesma continue na psicoterapia para que a mesma tenha percepção de suas necessidades e motivações, dificuldades e conflitos e, assim, possa lidar melhor com eles, possibilitando uma qualidade de vida mais satisfatória.

VALIDADE DESTA AVALIAÇÃO

Sendo a personalidade tão complexa, e multideterminada, o resultado da presente avaliação não pode ser definido com precisão. Se a examinanda continuar em psicoterapia com o mesmo empenho atual, a probabilidade de um bom prognóstico, num espaço de tempo relativamente curto, é alta. 

PARECER PSICOLÓGICO – CASO “Marcelo”

PARECERISTA: Fatima Fernandes dos Santos, CRP Nº 05/12132-MS

SOLICITANTE: Mmª. Srtª. Juíza Dra. Margarete Silva

Da 3ª Vara da infância da Comarca de Campo Grande

ASSUNTO: Guarda definitiva de Marcelo

I EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

O presente parecer psicológico atende à solicitação da Mmª. Srtª. Juíza Drª. Margarete Silva, da 3ª Vara da infância da Comarca de Campo Grande, sobre a guarda definitiva de Marcelo. Marcelo é objeto de lide entre a senhora Carla, mãe biológica, e Juliano, pai biológico. Este parecer visa atribuir indicações sobre a questão focal, que é: quais dos dois devem ficar com a guarda definitiva de Marcelo. Diante do exposto e levando em consideração as questões biopsicossociais envolvidas em tal situação, requer, portanto, a Mmª. Juíza, parecer psicológico sobre a criança envolvida neste processo de guarda definitiva.

II ANÁLISE

Entre os dias 15 de outubro de 2014, foram realizadas por mim, Fatima Fernandes dos Santos, CRP Nº 05/12132-MS, em meu consultório particular, sito à Rua Marcelino Pires, nº 457, bairro Centro, Campo Grande – M.S, entrevistas e técnicas projetivas com os envolvidos no processo pela guarda judicial de Marcelo. Após todo este processo ter sido realizado, elaborei este parecer, o qual foi solicitado pela Mmª. Srtª. Juíza Drª. Margarete Silva, da 3ª Vara da infância da Comarca de Campo Grande.

Marcelo é filho biológico da Sr.ª Carla e do Sr. Juliano, fruto de um relacionamento de 7 anos. Quando a criança estava com 4 anos os pais se divorciaram pelo motivo de uma relações extraconjugal da mãe que ocorrera enquanto o esposo se encontrava hospitalizada. Sua hospitalização deu-se em virtude de um procedimento cirúrgico, a mesmo foi entregue pela Srª. Carla ao pai três meses depois da separação em questão por necessitar de cuidados médicos e estar mal nutrido, este fato ocorreu quando a criança tinha 4 anos e onze meses de idade e foi motivado pela persuasão do cpai à Srª. Carla. Neste ínterim a criança cresceu saudavelmente, o Srª. Juliano cuidou para que isso ocorresse da melhor forma, sua idade atual é de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com