TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário o homem urso

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do documentário: O Homem Urso


O documentário “o Homem Urso” (2005), de Werner Herzog, relata a vida de Timothy Treadwell (1957-2003), mais precisamente os 13 anos em que Timothy decicidiu conviver com ursos no Alasca.

Tomothy Dexter nasceu em uma família aparentemente comum, e nos anos 80 mudou-se para Califórnia. Tentou ser ator, mas não conseguiu. Envolveu-se com álcool e outras drogas, e inventou uma outra nacionalidade para si mesmo, a australiana.

Quando trabalhava em um restaurante na California, conheceu uma de suas melhores amigas e ex-namorada, JewelPalovak, e juntos formaram a fundação Grizzly People, com o intuito de proteger os ursos-pardos alasquianos, o que demonstrava seu apego por animais.

Entretanto um dos pontos interessantes que pode ser discutido com base no documentário consiste no motivo pelo qual Treadwelldecidiu ir para o Alasca todos aqueles anos: simplesmente amor aos ursos ou vontade de se ausentar da sociedade em que vivia, de negar-se como um indivíduo que vive em sociedade? Afinal, caso fosse apenas por demasiado amor aos ursos, o que explicaria sua relação com eles, ao lhesatribuirem nomes como se tivessem consciência e características humanas? Talvez essa seja a questão principal do texto, os limites entre o que é adaptativo ou patologizável, se o modo de pensar e agir de Treadwell são justificais ou não. Seu apreço pela natureza e pelos animais é inegável, no entanto, o estilo de vida que Tim propôs-se a levar é permeado por um discurso extremamente romantizado, humanizado e ilusório acerca da vida selvagem, demonstrando uma certa desconexão com a realidade, e sua ruptura radical e passional com a civilização também poderia estar relacionada com profundos sofrimentos e dificuldades em ajustar-se socialmente e constituir-se enquanto indivíduo em uma sociedade.

No documentário, cujo sua maior parte consiste em junções de vídeos, feitos por Timothy por meio de duas câmeras que carregava consigo, junto apenas com sua barraca e comida para sua subsistência, é possível identificar sintomas de grandeza por parte do “Homem dos Ursos”, uma vez que, em determinadas partes do filme, afirma ser o único a conseguir o que ele consegue com os ursos. Afinal, ele invade o espaço destes animais e força contato completamente desprotegido de uma maneira que até mesmo os esquimós evitam há milênios, semprerepetindo-lhes que os ama.

É importante citar a namorada de Tim, AmieHuguenard, que o acompanhou em suas últimas expedições e até mesmo na morte. Após um mal-entendido no aeroporto, Treadwell decidiu passar o outono no Alasca, apesar de ter passado apenas os verões durante todos aqueles anos. Nessa expedição, Tim e Amie foram atacados por um urso que nunca fora identificado. Apesar de tudo, Tim sempre repetia que, caso morresse em meio ao ambiente dos ursos, morreria feliz.

As fronteiras entre o que é selvagem e o que é humano foram subestimadas e transpassadas ao longo de suas expedições, colocando em risco sua vida e a de sua namorada, assim como a vida dos ursos que Tim tanto dizia amar e proteger. O documentário, portanto, ajuda a levantar diversas discussões acerca de normalidade e patologia e seus limites, e o que se pode afirmar é que deve-se analisar mantendo um equilíbrio entre a não normalização dessa visão e das ações de Tim, sem que se anule o que é da individualidade do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com