TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas E Álcool

Dissertações: Drogas E Álcool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

A história da humanidade está repleta de relatos sobre violação de direitos em nome de outros direitos. As pessoas conviveram com os tribunais inquisitórios, ditaturas, monarquias e ainda convivem com sistemas que afrontam a liberdade humana.

Na contramão dos abusos a ONU – Organização dos Direitos Humanos proclamou em 1947 na iminente tentativa de coibi as práticas desrespeitosas contra pessoas e sociedade.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos traz, em seu Preâmbulo, sete consideração, consolidando, em especial, a dignidade humana inerente a todos como fundamento da liberdade, da justiça e da paz; o desrespeito aos direitos humanos como causa da barbárie; o direito de resistência à opressão como última alternativa à ausência de proteção e garantia dos direitos humanos sob o império da lei; a relação direta entre a efetividade dos direitos humanos e a construção do progresso social e de melhores condições de vida e o estabelecimento de uma compreensão comum dos direitos humanos para seu pleno cumprimento.

A violação aos Direitos Humanos é uma afronta a liberdade básica das pessoas e seus pensamentos de igualdade e expressão. Porém, mesmo diante de inumaras demonstração e conquistas de liberdade presenciamos a doutrinação de regras para inibir sociedades e usurpar seu direito de viver sua livre expressão.

No viés do direito de liberdade temos entre várias atitudes vista pela sociedade como regras contrárias ao chamado bom costume ou regras que matem a ordem social privilegiando e inibindo práticas como o consumo de Drogas e Álcool, por exemplo.

O Brasil encontramos vários problemas relacionados a cultura e aceitação do uso das drogas e álcool. A falta de conhecimento move um mutirão de pessoas que encontram refúgio ou simplesmente lazer no consumo de produtos que mexe com a sociedade e normas sociais, criando uma demanda de dependência que ser um problema de ordem pública quando deveria ser questão de políticas públicas.

O aumento do consumo de drogas e álcool sinaliza, além de um problema de saúde, a necessidade de rever as ordens sociais. Encontramos na ideia do consumo a vontade e busca pela liberdade dos tempos modernos. A sociedade constantemente luta pela idealização do livre pensamento e atitudes contra o sistema de poder e normas.

Existem vários motivos que levam as pessoas consumirem drogas e álcool, desde a motivação pela mídia, no caso do álcool, como as drogas ilícitas motivado pela busca de liberdade. Nessa vertente, muitos jovens no Brasil são aliciados para que comecem a usar motivado pela desigualdade social e tentativa de fugir da realidade e contexto inserido forçando muitas vezes a iniciação no mundo criminoso das drogas forçando o Poder Público trabalhar de maneira intensiva o tratamento de dependentes através de criação de Políticas Públicas.

A Internação Compulsória seria umas das Políticas Públicas idealizada para controlar e tratar o dependente químico através de clinicas de reabilitação orientada por médicos e profissionais multifuncionais. Não seria uma proposta incoerente, porém não é suficiente visto a história e impacto que o consumo de drogas causa na população.

O tratamento através da internação compulsória beneficiaria uma gama de instituições que usaria o tema para proveito próprio, além de isolar o indivíduo dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com