TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dzherom Bruner

Seminário: Dzherom Bruner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

JEROME BRUNER

Nasceu em New York em 1915, graduou-se na Universidade de Duke em 1937 e posteriormente em Harvard em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado o pai da psicologia cognitiva, pois desafiou o paradigma do behaviorismo. Um aspecto relevante de sua teoria é que o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas ideias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando, para isto, com uma estrutura cognitiva. Bruner pesquisou o trabalho de sala de aula e desenvolveu uma teoria da instrução, que sugere metas e meios para a ação do educador.

Concebeu o processo de aprendizagem como “captar as relações entre os fatos”, adquirindo novas informações, transformando-as e transferindo-as para novas situações. Partindo daí, ele formulou uma teoria de ensino.

LEV SEMENOVICK VYGOTSKY

Nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, e faleceu aos 38 anos, em 1934, vítima de tuberculose. Concluiu seus estudos em Direito na Universidade de Moscou, em 1917. Posteriormente estudou medicina. Lecionou literatura e psicologia em Gomel, de 1917 a 1924, quando se mudou novamente para Moscou, trabalhando de início no Instituto de Psicologia e mais tarde no Instituto de Defectologia, por ele fundado. Dirigiu um Departamento de Educação para deficientes físicos e retardados mentais. De 1925 a 1934, Vygotsky lecionou psicologia e pedagogia em Moscou e Leningrado. O fundamento básico de suas hipóteses de que os processos psicológicos superiores humanos são mediados pela linguagem e estruturados não em localizações anatômicas fixas no cérebro, mas em sistemas funcionais, dinâmico e historicamente mutáveis, levou-o juntamente com Luria, por volta de 1930, a se interessar pelo fenômeno da instalação, perda e recuperação de funções ao nível do sistema nervoso central. Estes estudos foram continuados por Luria, após sua morte.

WALLON

Passou sua longa existência de oitenta e três anos (1879-1962) em Paris. Foi médico de batalhão durante a primeira guerra e trabalhou para a resistência na segunda. Depois da libertação, presidiu a comissão que elaborou um projeto de reforma de ensino para a França de teor tão avançado que permanece parcialmente irrealizado: à maneira socialista de Makarenko, Wallon concebe o estudo como trabalho social mediato, e prevê para os estudantes a partir de segundo grau um sistema de pré-salários e salários.

Sua formação traz a marca da filosofia e da medicina: daí as frequentes inserções da psicologia na corrente do pensamento. Fez mais de duzentas observações de crianças doentes, casos de retardo, epilepsia, anomalias psicomotoras em geral.

Sua psicogenética contém uma descrição das primeiras etapas do desenvolvimento psicomotor: os estágios impulsivo, emocional, sensório-motor e projetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com