TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jerome Bruner

Seminário: Jerome Bruner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Seminário  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Jerome Bruner (1915...)

Psicólogo nascido em New York, é um dos mais famosos discípulos de Piaget. Suas idéias são baseadas nos mesmos pressupostos da teoria piagetiana, mas com algumas variações e contribuições próprias, como a intuição e as categorias cognitivas.

Considera a intuição como uma capacidade fundamental de apreensão da realidade em todas as épocas da vida do sujeito, e não apenas um substituto do pensamento lógico, predominante no período anterior aos 7 anos. Segundo Bruner, a criança pode aprender qualquer coisa em qualquer momento, desde que esta coisa lhe seja apresentada de forma honesta.

As categorias cognitivas são grupos conceituais que aglutinam aprendizagens com elementos em comum e que permanentemente encontram-se à disposição para que novas aprendizagens venham a ser incorporadas. Assim, podemos entender a aprendizagem como sendo a categorização de algo novo, ou seja, a introdução de conteúdos que não existiam anteriormente, mas que se encaixam nas categorias.

Segundo a teoria de Bruner:

- Aquisição: acontece principalmente pela intuição do sujeito em relação ao mundo que o rodeia.

Percepção: permite ao indivíduo captar informações e dados novos em geral.

- Categorização: corresponde à inserção do novo em categorias já existentes (de forma semelhante à estruturação piagetiana).

- Retenção: acontece na medida em que o conteúdo intuído e incorporado a uma categoria, passa a fazer parte desta, ficando disponível para ser utilizado posteriormente. A organização da estrutura, também no sentido piagetiano, constitui outro fator de retenção.

- Transferência: é realizada pela possibilidade de novas intuições provocadas pelas estruturas já existentes que, por sua vez, já resultaram de outras intuições num sistema altamente integrado.

Bruner difere de Piaget em relação à linguagem. Para ele, o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende. Para Piaget, o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica.

A teoria de ensino de Bruner

Jerome Bruner acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não um produto direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. É então um cognitivista e, em decorrência, Bruner leva em consideração a curiosidade do aluno e o papel do professor como aquele que provocará esta curiosidade. Para ele, existem três estágios:

ENATIVO – que resumindo seria: aprender é fazer. Brincar construtivamente seria a atividade dominante nos anos pré-escola. Este parece até com Piaget.

ICÔNICO - este ligado à aprendizagem pela descoberta, mas com a interferência direta do professor diagnosticando, incentivando, percebendo dificuldades.

SIMBÓLICO - aprender é por meio de palavras e números. Tudo o que pudesse ser usado para acelerar ou ajudar um aluno deveria ser tentado.

Bruner enfatiza a aprendizagem por descoberta, ele está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com