TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jerome Seymour Bruner

Bibliografia: Jerome Seymour Bruner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Bibliografia  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

Jerome Seymour Bruner (Nova Iorque, 1 de outubro de 1915) é um psicólogo estadunidense, de família polonesa

Graduou-se na Universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte), em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge (Massachusetts), em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado o pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou os postulados behavioristas da época. Ensinou e fez investigação, também na New School for Social Research.

Possui doutoramentos “honoris causa” pelas Universidades de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma, entre outras. É membro da Society for Research in Child Development e da American Psychological Association. Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia

Jerome Bruner foi um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos. Bruner inicia seus estudos da sensação e da percepção humanas como parte de um processo ativo e não apenas receptivo.

Em 1947 Bruner publicou seu clássico estudo “Valores e Necessidades como Fatores Organizacionais na Percepção” (Value and Need as Organizing Factors in Perception).

Um aspecto relevante de sua teoria é que o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz constrói hipóteses e toma decisões, contando, para isto, com uma estrutura cognitiva.

Em Harvard Jerome Bruner publicou uma série de trabalhos sobre a avaliação nos sistemas educacionais e as formas em que a educação poderia ser melhorada. Sua visão geral é de que a ‘’educação não deve se concentrar apenas na memorização de fatos

Mas, em vez dos quatro estágios de desenvolvimento de Piaget, Jerome Bruner fala de três modelos de aprendizagem: enativa, icônica e simbólica. No modelo de aprendizagem enativa se aprende fazendo, agindo, imitando e manipulação de objetos.Este é o modelo mais usado frequentemente crianças pequenas. Na verdade, é praticamente a única maneira que uma criança pode aprender no estágio sensório-motor. No entanto, os adultos também tendem a usar este modelo quando se tenta aprender tarefas psicomotoras complexos ou outros processos complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com