TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

Artigo: EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  257 Visualizações

Este trabalho tem como objetivo uma compreensão maior sobre o tema Construtivismo e sua contribuição para as práticas pedagógicas atuais. Foi baseado nas pesquisas realizadas por Jean Piaget e sua teoria sobre a epistemologia genética sobre o desenvolvimento do ser humano, que muito contribuiu para a elaboração de novos métodos de aprendizagem.

Nosso trabalho foi realizado através de pesquisas em livros de psicologia e história da educação, sites, revistas sobre educação e entrevista com a professora Meire Cristina dos Santos Dangió funcionária da Secretaria Municipal de Educação. No decorrer das pesquisas observamos o quanto o construtivismo ainda é complexo, na questão de entendimento para professores e profissionais da área educacional. Um tema bastante discutido e fundamental para pedagogia. O construtivismo parece fornecer uma direção relativamente clara para a prática pedagógica, além de ter como base uma teoria de aprendizagem do desenvolvimento humano com forte prestígio científico de Jean Piaget. Mas é confundido como um método e na verdade construtivismo é uma teoria psicológica defendida por alguns e epistemológica defendida por outros. Como veremos mais adiante no desenvolvimento do nosso texto.

O importante é saber que a contribuição de Piaget para a pedagogia tem sido até hoje, inestimável, sobretudo devido às indicações sobre o estágio adequado para serem ensinados determinados conteúdos às crianças, de acordo com seu desenvolvimento intelectual e afetivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com