TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SITUAÇÃO PROBLEMA

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 4







TRABALHO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SITUAÇÃO PROBLEMA

        Supondo que seu grupo compõe a equipe do SADA e esta atuando junto a Alicia, uma criança de 8 anos, encaminhada à UBS pela escola e avaliada pela equipe multiprofissional do SADA como DEFICIENTE INTELECTUAL. A queixa inicial apresentada pela escola é que Alicia não tem interesse pelas atividades propostas e tem dificuldades de concentração. A escola afirmou que Alicia tem TDA/H. Alicia não recebe Atendimento Educacional Especializado na sua escola.

        Qual seriam os modos de ação do seu grupo frente a essa demanda?

PLANO DE AÇÃO

Nosso plano de ação tem como proposta trabalhar com Alicia uma criança de oito anos, que nos foi encaminhada como portadora de TDA/H, onde segundo a escola ela apresenta dificuldades de concentração e desinteresse pelas atividades propostas em sala. Nossa unidade é formada por uma equipe multidisciplinar onde se encontram profissionais da área de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educador social e assistente social.
          A partir de nossas investigações Alicia foi diagnosticada como deficiente intelectual, onde  será realizada uma investigação mais aprofundada tendo como objetivo sabermos qual o grau em que ela se encontra para nos direcionarmos sobre as medidas a serem tomadas. E como continuação de nossa investigação realizará uma avaliação para tratarmos da queixa trazida pela escola (TDA/H). Nos do SADA nos preocupamos com a banalização da doença e a prescrição abusiva de medicamentos.
          A  investigação que será realizada procurará mais informações  dos ambientes influenciadores da criança: o ambiente escolar, familiar, assim como suas relações sociais e afetivas.
          Não foi nos informado em nenhum momento que a criança utilize de quaisquer serviços de reforço educacional. Portanto a partir de nosso diagnóstico será realizado um contato com a escola para que Alicia passe a frequentar o Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.), e assim seja estabelecido um plano pedagógico específico para ela. Assim como recomendar à escola que qualifique seus profissionais para que haja um plano de ensino adequado e inclusivo aos alunos. Um exemplo de modelo inclusivo que os professores poderam utilizar é avaliar os alunos de forma dinâmica, onde a maneira de se avaliar seu desempenho seja escolhido pelos mesmos dentro de um leque selecionado pelo professor (seminário, poemas, entre outros). Assim todos encontrarão a maneira que mais lhe agrada e que se sinta mais confortável para apresentar o conhecimento obtido.

 As técnicas a seguir são recomendadas para o desenvolvimento da criança podendo ser utilizado como modelo para casos semelhantes. 

  • Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua auto avaliação. Este procedimento permite que o aluno faça uma reflexão sobre seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.
  • Oferecer tarefas diferenciadas aos alunos tendo em vista que cada aluno aprende em seu tempo, é dever do professor procurar por estratégias que busque respeitar a individualidade de cada um.
  • Facilitar as alternativas de avaliação através da oralidade e projetos especiais.
  • Feedback positivo apontar os acertos e os erros cometidos não com intuito de criticar e sim auxiliar no crescimento da criança.
  • Técnica de “aprendizagem ativa”: trabalhos em dupla, respostas verbalizadas, pedir para que após uma instrução que o aluno repita a instrução como modo de ter certeza que o mesmo entendeu a proposta.

Será realizado um acompanhamento no caso de Alicia periodicamente, para que assim sejam realizados prognósticos mais assertivos com os dados que forem obtidos através das novas investigações que serão realizadas.

Irá se verificar se é necessário que a mesma utilize medicamentos como a Ritalina para TDA/H, ou se o diagnóstico apresentado foi precipitado e a menina não necessita de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com