TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

UNIP – Universidade Paulista

Campus São José do Rio Pardo

Curso: Psicologia/6° Semestre/Ano 2014

Turma: PS6P45

Disciplina: Psicologia Escolar

Profª: Mônica Silva

Alunas: Marília Pereira Possebon e Silva

              RA: B32029-0

UNIP – Universidade Paulista

Campus São José do Rio Pardo

Introdução à Psicologia Escolar

A Psicologia Escolar ou Educacional é um ramo que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da desordem por déficit de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.

Função Social da Escola na Contemporaneidade

Depois da instituição familiar, a escola está em segundo lugar quando se fala de inserção social, mas podemos também aderir à ideia de que a primeira instituição seja a linguagem que nos trás a subjetividade e justamente com a linguagem que lidamos todos os dias na escola, com ideias, com formação de conceitos, com ideologias. E devido a tudo isso, esse artigo nos propõem a refletir sobre o ambiente escolar, se questionando sobre a possibilidade desse ambiente ser mero reprodutor de nossa sociedade capitalista e consumista ou um reprodutor desse sistema como mecanismo de sustentação desse nosso sistema opressor. Acontecimentos banais como notas, classificações, o melhor da turma, já nos mostram o cenário de competição iniciado já na pré-escola. A divisão do ensino técnico do intelectual nos faz refletir se realmente temos essa divisão dos que nasceram para pensar enquanto outros para executar. Nasceram ou foram lapidados assim, com ideologias que atingem a escola, ou com a escola que sustenta a ideologia da dicotomia pensar /fazer, indivíduo/coletivo, sujeito/sociedade. Enfim dicotomias que foram fabricadas para favorecer poucos. Pois a maioria se encontra as margens, absorvida pelo capitalismo e consumismo. É preciso refletir até que ponto a educação tonou-se alvo do marketing e os alunos objetos e não sujeitos.

Entrevista com Profissionais da Educação

As entrevistas foram realizadas em duas escolas: uma pública e a outra particular. Com dois professores do 6º ano do Ensino Fundamental, da disciplina de matemática, um de cada escola. Podendo refletir e analisar algumas diferenças em relação às práticas e planos de ensino. Observação: Os dados referentes ao nome dos entrevistados e das escolas foram ocultados, mediante pedido de sigilo dos mesmos.

Perfil do Entrevistado 1

Escola: Particular. Série em que atua: 6º. ao 9º. Ano. Tipo de Ensino: Fundamental. Titulação: Magistério. Graduação: Ciências Contábeis. Anos de formado (a): 15 anos. Anos que atua em sala de aula: 17 anos.

Roteiro de Entrevista

Pergunta 1) Qual é o papel do professor dentro da instituição escolar?

Primeiramente educador, mas atualmente, somos de tudo um pouco.

Pergunta 2) Qual é o papel do aluno?

Sinceramente mero telespectador, poucos são os interessados em busca de conhecimentos.

Pergunta 3) Diante de tantas teorias e modelos pedagógicos há algum que você segue? Qual?

Nenhum.

Pergunta 4) Em sua opinião, o contexto social, político e econômico interfere em sua prática?

Sim, o momento é muito delicado, pois tudo esta relacionado no poder aquisitivo de cada um. O interessante hoje é a satisfação pessoal e material.

Pergunta 5) Como o planejamento de ensino é desenvolvido em sua escola?

Principalmente através de encontros pedagógicos. Encontros por área de ensino afim.

Pergunta 6) Quais elementos compõem seu plano de ensino e plano de aula? Quais as estratégias de ensino e os recursos mais utilizados por você em sala de aula?

O que mais utilizo durante as minhas aulas, são as aulas dinâmicas e o sistema de avaliações contínuas com todas as series, procurando manter os alunos sempre estudando tanto na sala quanto em casa.

Pergunta 7) Ao trabalhar um conteúdo em sala de aula, como é escolhida a estratégia de ensino?

Buscando transmitir os conteúdos aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, depois mostrando o conteúdo mais complexo.

Pergunta 8) Como a avaliação é realizada em sua escola? Você possui autonomia para fazer as modificações que você julgar necessário?

Através de avaliações contínuas, por um período de 10 a 15 minutos. Tenho acompanhamento da coordenação, mas com autonomia sim.

Pergunta 9) Sabe-se que muitos alunos chegam até em alguns anos com defasagens na aprendizagem. O que você faz para minimizar esta defasagem e para instrumentalizar este aluno com os conteúdos necessários para a série?

A escola procura minimizar a defasagem de cada aluno através do projeto reforço na escola (horário oposto).

Pergunta 10) De acordo com sua vivencia em sala de aula, qual seria hoje o real papel da escola para a sociedade? Por quê?

A escola tem o papel de família, pois a maior parte do dia o aluno esta inserido nesse contexto, onde cada aluno procura ter exemplos e na escola é o ambiente saudável e importante para cada ser humano.

Perfil do Entrevistado 2

Escola: Pública. Série em que atua: 6º. ao 9º. Ano. Tipo de Ensino: Fundamental. Titulação: Magistério. Graduação: Bacharelado e licenciado em matemática. Especialização: Álgebra. Anos de formado (a): 15 anos. Anos que atua em sala de aula: 24 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com