TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Profissionais Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  24/11/2016  •  Abstract  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8

Apêndice 01

Transcrição da entrevista

Como é a gestão de pessoas dentro da instituição?

“Bem, cada loja tem o seu setor de recursos humanos, que segue as diretrizes da Matriz da empresa que se situa na cidade de São Paulo. Além de que temos gestores administrativos, que trabalham em conjunto com os gestores de recursos humanos. Além do diretor da loja dá a liberdade para cada gerente utilizar recursos e/ou métodos de gestão de pessoas no setor que é responsável.”

“O processo de recrutamento e seleção ocorre em 3 etapas, sendo a primeira com a seleção de currículos, enviados por e-mail, site da Leroy Merlin ou deixados na loja. Após a análise o setor de RH convoca os selecionados para a seleção presencial, que ocorre aqui na loja e os candidatos são submetidos a prova escrita de conhecimentos gerais, informática e redação. Os que obtiverem média de aprovação são convidados para participar da entrevista pessoal com o diretor da loja e com o gerente do setor.”

“Após a contratação, existe todo um processo de integração, onde o funcionário passa por todos os setores, para entender como funciona a empresa como um todo. Integração com o RH, para ciência dos benefícios, missão, valores e manual de ética da empresa. É bem legal essa primeira parte, quando o funcionário se torna um colaborador Leroy Merlin.”

“Pela sede da empresa ser em outro estado, algumas burocracias de admissão e partes documentais são realizadas lá. Mas existe uma boa comunicação entre o gestor da loja com o gestor regional e nacional. Até mesmo quando necessitamos de um amparo por parte do RH e eles não tem a resposta de imediato.”

“Por ser uma multinacional e de uma dimensão tão grande, a gestão de pessoas é falha às vezes, mas tem excelentes políticas de qualidade de vida, formação de líderes, formação educacional e saúde mental e corporal, como exames periódicos, sala de descanso, refeitório, confraternizações e atenção ao colaborador.”

Você já trabalhou em vendas, em outra empresa?

“Já sim, antes de entrar na Leroy eu trabalhei em diversas áreas do varejo, em lojas de calçados, roupas, eletrodomésticos. Um pouco de tudo, sabe. Mas estou na Leroy a mais de 5 anos e aqui descobri o que eu amo. Amo estar a frente da equipe, motiva-los a atender da melhor forma, por isso, estou me graduando em gestão comercial, para seguir carreira na gestão de grandes companhias.”

Você pode nos descrever como é a sua rotina de trabalho?

“O cargo de coordenadora de setor é como uma subgerente, só muda a nomenclatura. A primeira tarefa do meu dia é verificar se houve mudança de preços, se positivo, relacionar e mandar confeccionar os precificadores. Tenho ainda que verificar que todos os produtos foram repostos nas gôndolas, se chegou estoque no depósito, quais os produtos estão em ruptura, a escala de folga dos funcionários, escala de demarca de produtos, dentre outras coisas que vou fazendo no automático. Além disso, sou a responsável, junto com uma assessora pela subseção de pendentes e lustres, que são os produtos que  mais geram lucro para o setor de Iluminação. A tarde sempre faço uma pequena reunião com todos, pois, já chegaram os meninos da tarde, para passar as metas, demandas do dia, produtos focos, etc.”

Quais os conhecimentos você acha necessário para desempenhar o seu trabalho?

Considero que o maior conhecimento que tenho que ter hoje é sobre os produtos que eu comercializo. O setor de Iluminação é um dos setores com a maior gama de produtos, com a maior troca de coleção, entre lançamentos e retirada de produtos e com um número muito grande de fornecedores. Se eu não souber o que é o que eu não consigo orientar a minha equipe e o meu cliente. Após isso tenho que saber lidar muito bem com a gestão de pessoas do meu setor, pois, todos me procuram para solucionar problemas internos, questões de clientes, e problemas como um todo. O Processo de gestão de pessoas é mais difícil do que o gestão de vendas e eu tento estudar e me aperfeiçoar para gerir tudo de uma forma melhor, pois, só assim eu consigo manter a progressão do meu setor.”

Essa sua visão pode ser levada para outra empresa no futuro?

“Com certeza, independente da empresa que estou atuando, trabalhar com gente sempre é muito complexo e essa visão eu quero levar para a vida. Conhecimento nunca é demais e eu só consigo vender se mostrar conhecimento e segurança para o meu cliente.”

Em sua opinião, você considera que existe um tempo mínimo de experiência para desempenhar satisfatoriamente a função que você desempenha aqui?

“Com certeza é necessário, a maioria dos funcionários que entram na Leroy Merlin nunca trabalharam no ramo de Home Center, entram aqui apenas com experiências em vendas, ou em atendimento a clientes ou sem nenhuma, a empresa gosta de moldar os seus funcionários. Só depois de um bom tempo que qualquer pessoa tem condições de assumir tal cargo. A Leroy tem alguns projetos de recrutar funcionário direto para gestão de algum setor, mas nesses casos esse funcionário passa por uma formação de aproximadamente seis meses, para só assim assumir. Mesmo em recrutamentos externos, existe a necessidade de um tempo, uma devida experiência e desempenhar da melhor forma o trabalho.”

Em sua opinião, qual(s) a(s) tarefa(s) mais complexas que você desempenha? Porquê?

“O que é mais complexo para mim é realizar a gestão das vendas do setor, porque, eu tenho que saber dos números das vendas do ano anterior, números em dias e em meses. Ainda tem as subseções que eu tenho que trabalhar com cada assessor estratégias de gestão de vendas e me reportar com a gerente do setor. A demanda que vem da gerente é grande também, principalmente referente a vendas. Então o que eu tenho de mais complexo e de maior volume de trabalho é toda essa enorme gestão comercial de vendas.”

Como funciona o processo de supervisão? Você é a supervisora direta dos vendedores?

“Isso mesmo, eu sou a gestora direta dos assessores de vendas e eu me retorno diretamente a gerente do setor, que se reporta ao diretor da loja. Mesmo com o organograma desenhado, quando a gerente esta no setor (porque ela fica muito na sala dela), todos nós nos reportamos diretamente com ela. A supervisão minha, para com os vendedores é mais ativa, de cobrança de atendimento, de relacionar as tarefas e supervisionar se todo foi realizado e do trabalho de relacionamento entre clientes e o setor, prezando sempre pelo bom atendimento e progressão de vendas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com