TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EORIJA DE PIGETS DE JANEIRO

Tese: EORIJA DE PIGETS DE JANEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

SINTESE

TEORIA DE JEAN PIAGET

Ele foi um dos investigadores mais influentes do, na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato, acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas em género e não qualitativas em quantidade.

Existem 2 aspectos principais nesta teoria:1- O processo de conhecer/ 2- Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.

O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações. Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. Equilibrarão

. Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo. Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação. A perspectiva de Piaget é frequentemente comparada com a de Lev Vygotsky (1896-1934), que olhou mais para a interação social como fonte primária da cognição e do comportamento Teoria de Piaget sobre o Desenvolvimento Cognitivo Conceitos-chave.

Organização e adaptação: – Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos. – Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio

. Assimilação e acomodação: – Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes. – Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.

Processo desenvolvimento– Equilibra cão: tendência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com