TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO INFANTIL

Ensaios: ESTAGIO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado na escola EMEI Profª Neide App. Golfeto de Castro, localizado na Rua México,743 no bairro Vila Mariana na cidade de Ribeirão Preto - SP.

A intervenção foi feita no período matutino nos dias: (7) sete de Setembro à (7) sete de outubro de 2013. Conforme combinado com a professora Sra. Denise Ulian, que passou os conteúdos com os quais estava trabalhando: Desenvolvimento físico e corpo humano.

Fui apresentada às crianças, pela professora, que ficaram cheias de contentamento por contaram com um novo integrante para interagirem, brincarem, aprenderem.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência vivida em sala de aula mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico,

a-) Observação e Interação.

A escola EMEI Profª Neide App Golfeto de Castro têm capacidade para 200 crianças. Mas, atualmente atende 215 pequenos infantes, com idade entre 3 meses e seis anos. A distribuição se dá da seguinte forma: Maternal II sala I – 30 crianças de 3 anos a quatro anos; período integral; maternal II sala II – 30 crianças de 3 anos a quatro anos; período integral . Etapa I sala III - 29 crianças de 4 anos a cinco anos; período integral; etapa I sala IV - 30 crianças de 4 anos a cinco anos ; período integral. Etapa III sala V e sala VI - 24 crianças de 5 anos a seis anos; período matutino cada sala; etapa III sala V e sala VI – 24 crianças de 5 anos a seis anos , período vespertino cada sala.

A instituição conta com 9 professores; 2 cozinheiras; 1 secretária; 1 coordenadora pedagógica e administrativa.

Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e um (PC) micro-computador. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira, balanço), caixa de areia, espaço gramado e arborizado para recreação, onde são realizadas as brincadeiras livres.

A sala de aula na qual realizamos o estágio, possui 4 grandes janelas, 2 portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, um armário, quadro negro, uma mesa do professor, cinco mesas com quatro cadeiras cada, proporcionais ao tamanho das crianças, dois ventiladores de teto.

A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembrar que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem.

Podemos concluir então que é o aprendizado que propicia o desenvolvimento dos processos internos do ser humano com a sua relação com o contexto sócio-cultural em que vive e a sua situação de organismo, não podendo se desenvolver sem a mediação do outro. Silva (2007, p. 13).

A rotina do EMEI é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, dar banho, etc. As crianças chegam por volta das sete horas da manha, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, tomam banho, trocam roupas, almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às treze horas os pequenos e pequenas lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, depois tomam banho,jantam, fazem higiene bucal e juntos com seus professores, aguardam por seus pais, que chegam por volta das dezesseis horas e quarenta e cinco minutos. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem.

A escola EMEI Profª Neide App Golfeto de Castro não tem problemas com espaço, por enquanto. Porém, tem algumas instituições no Município, que estão quase com o dobro de sua capacidade de lotação.

b-) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.

A entrevista foi realizada com a diretora da escola. Antes de relatar sobre a entrevista vale ressaltar o quanto essa profissional desde o inicio se apresentou bem disposta a contribuir com o estágio, pois tem uma grande preocupação com uma formação de qualidade dos novos docentes.

Foi no decorrer da conversa que a diretora Sra. Denise Ulian em vários pontos deixou claro o quanto é necessário o estágio e a vivencia do futuro professor com uma sala de aula antes de se formarem, pois em sua longa carreira vem se deparando com vários casos de professores recém formados que não conseguem administrar as aulas, os novos professores chegam na escola cheio de entusiasmos cheios de teorias, mas na pratica se deparam com grandes fracassos.

Portanto ela se dispõem sempre que possível a participar ativamente com os estagiários, além de sua atenção integral em todos os passos a diretora indicou livros apresentou vários textos para sanar as duvidas que iam surgindo ao decorrer do estágio. E quando foi apresentado as questão que a mesma deveria participar se mostrou prontamente para responder.

Falou de suas contribuições com a escola que está ligada administração. financeira e pedagógica. Esta relacionada diretamente com a organização da escola dos professores, alunos e pais. Os trabalhos didáticos são feitos em parcerias com todos os professores para que linguagem seja uma só. Fazem reuniões mensais para formação dos profissionais da educação com leituras e reflexões. E ao final voltou a falar sobre a formação do novos professores o quanto fica a desejar quanto a pratica em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com