TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL DO ESTAGIO INFANTIL 5º SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.691 Palavras (27 Páginas)  •  3.081 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

ROSILANE BOLDRINI DEZAN DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

ROSILANE BOLDRINI DEZAN DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor à Distância: Nathalia Alves da Silva

Tutor Presencial: Franciele Camporez Gerhardt

Linhares-ES

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        11

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        17

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        29

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS        33

INTRODUÇÃO        

O Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil foi realizado no CEIM Aurora Nunes de Oliveira, no período de 11 de março de 2019 a 02 de abril de 2019, com a carga horária de 150 horas, tendo como objetivos: Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do profissional que atende alunos da educação infantil;  Observar, registrar e analisar situações diárias da escola de Educação Infantil; Compreender a forma como o professor favorece a articulação entre o ensino e aprendizagem (cuidar e educar), no exercício da docência; Compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os profissionais da escola; Experimentar situações de análise, planejamento e intervenção necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor;  Articular teoria e prática a partir da análise e reflexão da realidade vivenciada.

Nesse semestre foi proposto a realização do estágio supervisionado na Educação Infantil I, que tem como objetivo realizar as observações em diferentes turmas com a finalidade de conhecer o trabalho exercido pelos professores com as crianças.

A realização do estágio supervisionado é uma etapa essencial para o estudante, visto que é através da prática que ele associa com a teoria estudada, dessa forma cabe ao estudante aproveitar cada etapa do estágio buscando uma aproximação com a realidade sanando todas as  suas dúvidas.

O estágio é um momento de observação e aprendizagem, onde se adiquiri diversas experiências, a finalidade dele é fazer com que o estudante conheça seu local de trabalho e vivencia sua profissão.

A realização do estágio se divide em etapas: realização das observações do campo de atuação dos professores e rotina das crianças, elaboração dos planos de aula e aplicação da regencia, as atividades a serem aplicadas que tem como tema “Literatura” onde serão trabalhadas diversas leituras com as crianças.

A realização desse estágio é muito importante para a complementação pedagógica, pois assim como os demais estágios esse promove uma aproximação da realidade escolar, onde será feito uma análise da rotina escolar.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado na Educação Infantil foi realizado no (CEIM) Centro de Educação Infantil Municipal Aurora Nunes de Oliveira, a escola está situada no endereço: Avenida Vista Alegre, Nº419, Centro, Sooretama- ES.

O CEIM Aurora Nunes de Oliveira desenvolve atividades com crianças de 01 a 03 anos, atendendo nos turnos: matutino, vespertino e período integral, com possibilidade de atender 30 alunos aproximadamente em período integral.

As famílias dos estudantes da escola são de baixa renda, e grande parte dos pais é assalariada. A partir desse contexto a escola contribui significativamente com as famílias.

O espaço físico é composto por: brinquedoteca, 6 salas de aula,  1 secretaria, 1 refeitório com mobília adaptada para as crianças, 1 cozinha, 1 despensa, 1 depósito, 4 banheiros, 1 área de serviço.

As salas de aulas possuem tamanho adequado, onde se comporta bem as carteiras dos alunos, mesa do professor e o armário. As paredes são decoradas com o alfabeto, numerais, chamadinha, calendário e de como está o tempo que contribui para as atividades permanentes. As salas contem duas janelas grandes, bons ventiladores, tornando-as bem arejadas, das seis salas apenas três têm ar condicionado.

Os livros são organizados numa estante e para que todas as crianças desfrutem dos livros e adquira o gosto pela leitura, as professoras costumam levá-los para a sala de aula onde contam histórias diariamente e todo acervo é utilizado pelos professores.

 Segundo o PPP do (CEIM) Aurora Nunes de oliveira, o principal objetivo da escola é possibilitar as crianças o desenvolvimento integral de suas habilidades física, psíquica, cognitiva e social, formando e dando-lhes condições de tornarem-se sujeitos de sua própria ação, bem como, propiciar a interação entre as mesmas, considerando as diferentes formas de sentir, expressar e comunicar a realidade por elas, resultando em respostas variadas que são trocadas entre si e que garante parte significativa se suas aprendizagens, levando em conta que a criança é a principal construtora de seu conhecimento com suas próprias características, permitindo que a mesma supere cada vez mais e melhor o seu estado atual, assim sendo, constrói o próprio conhecimento através da ação.

A escola tem seu sistema de ensino de acordo sobre a organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais baseadas nas diretrizes legais: LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, Constituição Federal de 1988, (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, (RCNEI) Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, juntamente com a (BNCC) Base Nacional Comum Curricular e o Regimento da escola, para o cumprimento da função social e específica da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)   pdf (331.2 Kb)   docx (328.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com