TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Infantil

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        PLANOS DE AULA        7

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

O presente relatório é um documento que tem por objetivo expor os resultados do trabalho realizado durante o período de estágio, nos quais apresento dados que caracterizam a escola, o quadro de funcionários e os alunos, descrevendo atividades.

O Estágio foi um momento de formação profissional e cidadã, no qual participei de diversas atividades, buscando assim uma compreensão da realidade educacional escolar. O estágio supervisionado possibilitou uma real integração entre a aprendizagem acadêmica, extremamente importante e fundamental para minha postura como futura professora, com a compreensão da dinâmica escolar vivenciada na instituição escolhida. O estágio foi realizado numa escola municipal de Santo André, de caráter público, onde abrange alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A metodologia do Estágio foi organizada e dividida em três momentos diferentes, sendo que eles se intercruzavam durante as atividades, tendo como princípio que além de observar a relação professor-aluno, ensino-aprendizagem, foi importante refletir sobre minha própria prática como futura docente.

Tive a oportunidade de acompanhar uma sala do ciclo final (5 anos  composta por 21 alunos, com o objetivo de articular teoria e prática, planejando, orientando, controlando e avaliando processos de ensino-aprendizagem, bem como a relação professor-aluno a partir de situações reais.

Após a observação na sala de aula, foram elaborados alguns planos de aula, e em seguida foi desenvolvida a aula conforme plano elaborado. O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e pratica baseado no princípio metodológico de desenvolvimento profissional  na  vida  acadêmica e pessoal.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na ....., localizada na Rua, número 113, Jardim, Santo André. São abrangidos os segmentos de Educação Infantil (03 à 05 anos), com horários de aula das 07h às 11h para o período da manhã e das 13h às 17h para o período da tarde e o Ensino Fundamental I (06 à 10 anos) com horários de aula das 07h às 12h para o período da manhã e das 13h às 18h para o período da tarde. Atualmente a escola funciona no período da manhã com 3 salas de Educação Infantil e 5 salas de Ensino Fundamental, no período da tarde com 4 salas de Educação Infantil e 5 salas de Ensino Fundamental. O quadro de funcionários é composto por 47 profissionais, sendo eles 1 diretora, 1 vice diretora, 1 assistente pedagógica, 2 secretários, l, 1 agente de inclusão escolar, 1 professora de sala de recursos multifuncionais, 4 merendeiras, 4 faxineiras, 2 professores de Educação Física, 7 professoras de Educação Infantil, 10 professoras de Ensino Fundamental I.

O espaço físico da escola é composto por 9 salas de aula,  laboratório de informática, brinquedoteca, sala de vídeo, biblioteca, parque interno, parque externo, quadra esportiva, refeitório, sala de recursos multifuncionais, cozinha, sala dos professores, depósito de materiais, estacionamento, secretária, diretoria, horta, depósito de materiais, 7 banheiros sendo que 2 deles são para professores, 1 banheiro adaptado para inclusão,1 banheiro pra direção, 1 público e 2 banheiros para os alunos.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Iniciando pela análise do espaço físico da sala observada, foi possível identificar diversas organizações, sempre mantendo a característica de grupo, variando de acordo com a atividade proposta pela professora. É relevante citar que a disposição da sala aparentemente tem relação com a postura da professora, pois a mesma demonstrou ser uma pessoa comunicativa, animada, que valoriza o coletivo, de modo que as carteiras estão sempre agrupadas, quando não estão amontoadas no fundo da sala, para que as crianças possam sentar todas juntas no chão.


  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

                 

1º Observação

A professora  organizou as mesinhas da sala em grupos de 4 criança. Os alunos na chegada já entraram e sentaram em seus lugares, as atividades se iniciaram após  a  rotina  do  dia ser escrita na lousa. Cantaram algumas músicas, fizeram a higiêne para o almoço, na volta realizaram algumas atividades com a letra do nome, foi realizado atividade dos números do 1 ao 10, e foram para o café, após o café a professora levou para escovar os dentes e foram ao parque e depois foi a saída.

No início do dia ficaram curiosos com a minha presença e cheios de perguntas se eu estava lá para ajudar eles.

2º Observação


Após ser feita a entrada e a escrita da rotina na lousa, lavaram as mãos para o almoço, no retorno para a sala foi realizado a contagem dos alunos, nesse dia tinha 10 meninos e 11 meninas, foi realizado uma atividade de esquema corporal sobre as identificações das partes do corpo, algumas crianças teve dificuldade para perceber o que estava faltando no desenho (perna, dedo e braços), foram para a educação física, no retorno foram para o café, escovaram os dentes e na sala antes da saída a professora leu uma história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com