TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SOBRE O ARTIGO: "APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE"

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DE CASO SOBRE O ARTIGO: "APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO SOBRE O ARTIGO:

“APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE”

1) Realize uma breve apresentação do caso relatado.

Trata-se de uma senhora de 40 anos de idade, de nome Selma, solteira e mãe de duas adolescentes, sendo que uma tem 14 anos de idade e a outra 12 anos. O pai dessas duas meninas possui outra família mais periodicamente faz visitas às filhas. Selma durante todo o processo da Terapia estava cursando o Ensino Médio e trabalhava como empregada doméstica em uma casa há 20 anos.

Selma tinha 12 irmãos e sempre se sentiu excluída de sua família de origem, pois seu pai tinha dúvidas quanto a sua paternidade e por esse motivo fazia com que Selma trabalhasse ainda mais que seus irmãos de modo a prover seu próprio sustento.

Selma chegou ao consultório com várias queixas, dentre elas dependência, insegurança, esquecimento, dificuldades e obesidade da filha mais velha. Ao longo das sessões de linha de base, os pensamentos e reais posicionamentos de Selma foram ganhando formas e adquirindo consistência.

Até que juntamente com a terapeuta/estagiária, Selma conseguiu definir os seus reais problemas e dificuldades, as quais foram basicamente dificuldades de falar em público, ansiedade frente a situações de tomadas de decisões importantes, inassertividade em situações de interação social, familiar e acadêmica, já que a cliente estava estudando.

2) Enumere o conjunto de conceitos comportamentais apresentados no caso, apresentando seus conceitos dentro do contexto do artigo.

No decorrer do artigo vários conceitos foram citados de modo a esclarecer todo o procedimento da Terapia feita com a cliente, tais como:

1. Rapport

2. Esquiva

3. Descatastrofização

4. Crenças

5. Role-play ou ensaio comportamental

6. Inassertividade

7. Assertividade

8. Análise funcional

9. Método socrático

10. Regras e auto-regras

11. Análise de custo benefício dos comportamentos

12. Linha de base

3) Como o autor processa a construção do caso clínico? O cliente participa da construção dos objetivos da terapia?

O autor do caso clínico relata em 3° pessoa todo o processo da terapia com a cliente e se mostra bem fidedigno quanto à realidade.

A cliente Selma participava de forma bem ativa no seu processo de Terapia. Realizava as tarefas de casa, quando estas lhe eram propostas, fazia análise funcional de seu próprio comportamento e além de fazer redações de temas propostos pela terapeuta/estagiária, discutia depois o que havia escrito.

4) Quais intervenções comportamentais são utilizadas no caso?

De modo a tentar solucionar junto a Selma seus problemas, várias foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com