TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - ADMINISTRAÇÃO - O processo de controle no Bradesco

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMABUCO - UFPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA

Alexanndre Agostinho

Atividade da disciplina Introdução à Administração, ministrada pelo Prof. André Durão, para obtenção da nota da segunda avaliação do semestre.

Trindade

2015

ESTUDO DE CASO: O processo de controle no Bradesco

01. Como você classificaria o tipo de controle (preventivo, simultâneo ou posterior) adotado pelo Bradesco para controlar seus suprimentos?

        O controle adotado foi do tipo posterior para corrigir os problemas depois que eles ocorreram e com foco nos resultados. O Programa de Inovação em Suprimentos foi construído para controlar os altos gastos nas despesas com bens e serviços, o principal foco do programa foi identificar as causas, fez-se um levantamento e catalogação de todas as compras do grupo para serem avaliadas de forma centralizada, a fim de encontrar o motivo dos gastos com suprimentos e o que poderia ser economizado ou excluído e as ações que deveriam ser adotadas para resolver o problema.

02. Qual é a estratégia de controle comportamental adotada para o departamento de compras?

        A estratégia de controle comportamental adotada pelo departamento de compras foi por motivação interna. Nesse modelo o gestor que usa essa abordagem presume que os empregados se motivem pelo sentimento de realização, reconhecimento e autoestima que vem do bom desempenho da tarefa. Os objetivos da atividade são definidos de forma participativa, parâmetros de controle são utilizados para identificar e resolver os problemas e não para punir ou responsabilizar os funcionários e a recompensa está atrelada a atuação geral. Percebemos essas características no caso do Bradesco na reestruturação do setor de compras, que passou a ser composto por equipes com um especialista técnico para reduzir a possibilidade de erros, a função do comprador foi mais valorizada, o setor ficou mais autônomo, tomando decisões estratégicas conforme as necessidades da empresa.

03. Será que a estratégia de aquisição de outros bancos e de abertura de novas agências não dificultará o processo de controle de custos do banco?

        Tudo vai depender da atuação da empresa e das medidas que serão tomadas para controlar os custos. Após o Programa de Inovação em Suprimentos, os setores que geravam despesas exageradas tiveram seus custos reduzidos e a empresa “aprendeu” como se deve agir, se essas ações forem expandidas para os novos gestores e para as novas agências, é provável que o Bradesco mantenha um controle dos custos. Entretanto é necessário adotar medidas de controle, como auditorias internas para examinar e avaliar a eficácia dos controles internos criados para minimizar fraudes, erros e práticas indevidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (744.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com