TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao

Seminário: Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

A Escola

A escola estadual Taciel Cylleno, criada em 28 de dezembro de 1976, se localiza na rua Aureliano Lessa no bairro de Ramos, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Esta rua caracteriza-se por ser uma das ruas de acesso ao "morro do alemão", possui padaria, bares, banca de jornal, chaveiro, clube esportivo(Social Ramos Clube), salão de beleza e o famoso pipoqueiro em frente a escola, porém é basicamente residencial, na rua transversal a ela encontra-se a principal rua do bairro(Rua Uranos) por onde passam diversos ônibus de muitas linhas diferentes, além do transporte ferroviário, fazendo, desta forma, com que a escola seja de fácil acesso.

O prédio está em regular situação, não foi observado rachaduras nem infiltrações nas paredes, a pintura da escola ,tanto interna como externa, precisa ser renovada , também no letreiro onde se lê o nome da escola faltam algumas letras e os muros externos são todos preenchidos com desenhos feitos por artistas(com motivos do país). É um prédio simples de três andares, bem iluminado, a entrada é protegida por um portão de ferro, porém não percebi a presença de vigias ou de alguém responsável pela seleção das pessoas que podem entrar na escola.

Nos dias da minha visita me deparei com um ambiente limpo, lixeiras nos corredores , banheiros higienizados , constatei, contudo, a falta de alguns itens básicos como acentos dos vasos sanitários e papel higiênico . Bebedouros presentes na quantidade de um por andar , todos em bom estado. A escola possui uma lanchonete, que todos chamam de cantina, no estilo de um refeitório(com mesas e cadeiras cimentadas)localizada no 1º piso, lá são vendidos salgados, biscoitos, sanduíches e refrigerantes, entre outras coisas.

Quanto as salas de aula estão todas em bom estado, são bem ventiladas, algumas carteiras precisam ser trocadas mas, no geral, estão em regular condição de uso, os quadros-negros são grandes e também estão em bom estado de conservação.

Não encontrei nenhum local destinado ao estudo da informática ou de acesso a livros , a escola possui uma sala destinada aos professores e outra ao diretor e seus auxiliares, ambas organizadas com a presença de armários fechados(alguns com cadeado), mesas e cadeiras, na sala do diretor notei a presença de prateleiras com alguns livros relacionados a literatura brasileira e também alguns relacionados a algumas disciplinas(química, física e geografia , por exemplo), tais livros podem ser consultados pelos alunos e até mesmo levados para casa quando necessário e na dos professores uma geladeira(onde observei fixado alguns bilhetes e notas importantes), além de um bebedouro mais moderno que o usado pelos alunos.

A escola possui alguns recursos tais como televisão e vídeo cassete e quando necessária a sua utilização o professor precisa agendar o dia e hora que será usado em sua turma tal equipamento que é destinado a enriquecer e ilustrar as aulas; também foi mencionado pelo diretor a existência de um retroprojetor, porém, por estar com a lâmpada queimada e a sua aquisição ser bastante dificultada pelo preço muito elevado, não estaria sendo utilizado.

Acho importante citar a presença de muitos murais espalhados pelos corredores da escola, alguns preenchidos com recorte de jornais(com assuntos variados, desde informações a respeito de doenças infecto-contagiosas até discussões sobre a violência das guerras),

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »