TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao

Trabalho Escolar: Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a Educação Condutiva?

A Educação Condutiva é um método de ensino destinado a adultos e crianças com alguma disfunção motora. Em crianças é voltado principalmente para aqueles com paralisia cerebral, ou alguma outra dificuldade de origem motora. Este método visa o ensino e aprimoramento de novas de funções buscando a autonomia e maior independência.

A Educação Condutiva se trata de um processo de aprendizado ativo. A ideia central do sistema educativo formado por András Peto trata-se de que o problema neuromotor é um problema de aprendizagem, mais do que médico ou terapêutico. Mais especificamente, além dos danos no sistema nervoso central, a disfunção motora é causada pela falta de cooperação de diferentes funções.

A Educação Condutiva é entendida assim como um caminho indireto para a integração funcional e o aprendizado de funções coordenadas através da utilização das áreas cognitivas e de percepção. O Dr. András Peto foi um dos primeiros a considerar a incapacidade motora como um tema associado a educação e não como um problema biológico.

Educação Condutiva, alguns aspectos a considerar:

 Dá-se um importante crédito ao potencial humano

 Tem uma visão holística

 Usa a motivação para criar a intenção

 Dá ênfase no aprendizado de longo prazo

 Está familiarizado com a condição existente e seu efeitos

András Peto (1893-1967)

Peto não sabia bem como 'intitular' a técnica que ele aplicava de forma metódica e rotineira em seus pacientes de pólio, primeiramente chamou de educação do movimento (...), depois intitulou Pedagogia Condutiva (Conductive Pedagogy) e então passou a chamá-la de Educação Condutiva (Conductive Education).

A Pedagogia Condutiva não se trata de uma terapia de cura para uma função específica, mas sim está relacionada com o desenvolvimento de um potencial para funções coordenadas. A Pedagogia Condutiva é um método que não trata separadamente os músculos ou os membros, mas transforma funções corticais em eventos.

A sala da educação condutiva é um grupo, onde um aprende com o outro, lado a lado, observando, imitando, aprendendo. Ter vontade, querer fazer, imaginar que eu posso e até acreditar que eu vou fazer, já faz parte do fazer.

A quem se destina este método?

É comum as pessoas perguntarem como é o 'tratamento' que se faz com a Educação Condutiva. A palavra tratamento leva a uma percepção errônea da situação, já que um tratamento sempre 'cura' alguma situação. Mas a paralisia cerebral não é uma doença. Ela não progride, não se altera, não muda. Uma vez tendo aquela 'cicatriz' ela ali permanece e da forma como ela ficou ela será. Não tem 'cura'.

De maneira geral crianças com paralisia cerebral são classificadas com as seguintes dificuldades:

 Motoras;

 De comunicação;

 Funcional;

 De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com