TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Pesquisas Acadêmicas: Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

1-) O que é educação profissional?

A educação profissional é um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade. Tem o intuito de trazer maiores oportunidades de emprego, promove o desenvolvimento científico e tecnológico do país e gera a inclusão social. A educação profissional e tecnológica deverá ser concebida como um processo de construção social que ao mesmo tempo qualifique o cidadão e o eduque em bases científicas, bem como ético-políticas, para compreender a tecnologia como produção do ser social, que estabelece relações sociohistóricas e culturais de poder.

2-) Quais as características fundamentais da educação profissional?

As principais características da educação profissional são: formar e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; é uma educação que deve ser ofertada a todos os cidadãos;

3-) Quais os pressupostos da educação profissional e tecnológica e explicar resumidamente cada um deles.

3.1) Articular a educação profissional e tecnológica com a educação básica

3.2) Integração ao mundo do trabalho, que nada mais é do que a apresentação do jovem ao mundo do trabalho, a preparação para a nova fase que vivenciará após a conclusão do ensino médio.

3.3) Interação com outras políticas públicas, as políticas públicas de educação profissional e tecnológica de jovens e adultos podem, efetivamente, superar o viés assistencialista e compensatório para promover a inclusão social.

3.4) Reestruturação do sistema público de ensino médio técnico e – diante de novas normativas o sistema de ensino sofreu mudanças, porém nem todas trazendo benefícios, portanto é necessário que se faça um estudo criterioso, para que sejam estabelecidas normas que possam emergir o sistema publico de ensino.

3.5) Compromisso com a formação de valorização dos profissionais de educação profissional e tecnológica. – Diante a tamanha desvalorização que o docente sofreu nos últimos anos, são necessárias novas formas de valorização que contemplem esse profissional, para que este satisfeito com as condições trabalhistas também valorize seu trabalho e tenha uma melhor formação.

4) Atualmente a educação profisisonal e tecnologica possui um conjunto de problemas e dificuldades. De forma breve escrever 3 problemas-dificuldades vividos pela educação profissional e tecnologica.

Muitos são os problemas que provavelmente desaceleram o avanço da educação profissional e tecnológica no pais.

A reforma da educação promovida pelos governos do passado acabaram por desvincular a educação geral da profissional, fazendo com que fosse necessário que se optasse por uma formação básica que atende as necessidades de conhecimento de mundo ou uma educação focada para atender às necessidades do mercado do trabalho.

Essa separação esta fundamentada numa forma de educação arcaica, vendo que, atualmente não é uma opção ter formação básica ou profissional, pois as duas tem sua importância e no fundo não existem duas, a formação deve ser única e contínua, formando para a vida e para o trabalho.

A falta de recursos também sempre foi um problema para a educação, uma vez que não se tem verbas para investir no aprimoramento das estruturas, estas acabando se tornando antigas e não preparadas para as demandas atuais. Muitas instituições apelam às parcerias, deixando assim, esse tipo de educação muito mais privatizado e elitizado do que público e para todos.

E por fim, os recusos humanos sem qualificação e boas condições de trabalho, é inquestionável que o ensino não poderá emergir sem que os profissionais que são os reais responsáveis pela qualidade do serviço, não estiverem preparados e sendo valorizados.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com