TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Projeto de pesquisa: Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Educação

1 – definição

 Educação tem como significado o ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino. 3 Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício.

Artigo educação

Uma das concepções espontâneas vistas pela nossa sociedade é a de que educar é tarefa da escola. Porém, o processo de ensino aprendizagem é complexo, e se desenvolve em diversos ambientes: na escola, na família, na experiência do dia-a-dia, etc. Visando este contexto, Gaspar (1992) realizou um estudo referente à classificação dos sistemas educacionais em três formas básicas: educação formal, educação não-formal e educação informal. O autor diferencia tais formas de educação da seguinte maneira: “a educação formal refere-se a uma estrutura organizada, hierarquizada e administrada sob normas rígidas, ligadas a um sistema educacional estabelecido à escola; a educação não-formal refere-se a uma ampla variedade de atividades educacionais organizadas e desenvolvidas fora do sistema educacional formal, destinada, em geral, a atender a interesses específicos de determinados grupos; e a educação informal, distingue-se das demais por não se constituir num sistema organizado ou estruturado, sendo freqüentemente acidental ou não intencional, ou seja, ocorre na experiência do dia-a-dia”.

Artigo educação na alfabetização

Em seu estudo, Gaspar (1992) define a relação entre ensino e aprendizagem de “alfabetização”, na qual identifica três espécies de alfabetização: prática, cívica e cultural. Assim, segundo o autor, a alfabetização poderia ser descrita da seguinte maneira: a alfabetização prática, que consiste nos conhecimentos técnicos necessários à compreensão e solução de problemas práticos como higiene, saúde, meio ambiente, prevenção de acidentes, etc.; alfabetização cívica, que consiste nos conhecimentos que possibilitem ao cidadão atuar politicamente de forma consciente; e a alfabetização cultural, cuja motivação é colocar a pessoa a par das conquistas da humanidade.

Conclusão

A educação é a porta para tudo na vida, e algo que ganhamos dia a dia com cada experiência na vida, seja ela do seu cotidiano, planejado ou programado por outros, é algo essencial não podemos dizer que uma pessoa não tem educação, pois todo o ser humano tem uma educação de acordo com a sua vivencia e experiência na vida, porem, se trata da educação informal, para conquistarmos parâmetro social e profissional e exigido alem dessa, a educação formal e educação não formal.

Temos que ser educados e também a educar para tudo na vida seja no social no profissional, no lazer, em meio à natureza, ate mesmo em nossa própria casa.

Vejamos assim que a educação e algo de grande valia em qualquer aspecto de nossas vidas e que sem uma educação adequada e difícil de conquistar os seus próprios objetivos e sonhos na vida.

´

Bibliografia: Camila Moreno de Lima Silva, SP 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com