TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Sustentabilidade

Exames: Empreendedorismo E Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade 01

• Pergunta 1

O grupo de mídia Naspers divulgou em 29 de setembro de 2009 a aquisição de 91% do BuscaPé, portal de comparação de preços. A transação envolveu pouco mais de US$ 340 milhões. A compra do site brasileiro era parte da estratégia do grupo sul-africano em investimentos em mercados emergentes, principalmente entre os países latino-americanos. Na visão do grupo, “O BuscaPé é um dos poucos nomes estabelecidos na indústria e que pode crescer mais”, disse o presidente-executivo das operações latino-americanas da Naspers, Hein Brand, em entrevista à Reuters.

Por outro lado, Romero Rodrigues, presidente do Buscapé, engenheiro, com 32 anos na ocasião, comentou em entrevista na TV que o serviço ficou 5 anos no vermelho, até começar a gerar receitas que atraíram o interesse de muitos investidores, culminando com a ação do grupo Naspers.

Deste episódio, se pode concluir objetivamente a verdade sobre um dos princípios do empreendedorismo:

Resposta

Resposta Correta: d.

É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.

O caso demonstra efetivamente uma iniciativa empreendedora e, embora tenha culminado com a venda do controle do negócio a terceiros, não existe indício objetivo no texto de que esta seria a meta inicial de Romero Rodrigues. Tão pouco ele desistiu, ao ver o negócio não gerar resultados atraentes nos 5 primeiros anos de atividade. Quanto ao mercado de comércio eletrônico, todas as indicações, mesmo anteriores à iniciativa do Buscapé, apontavam que seria altamente promissor e rentável. Sobra, naturalmente, a alternativa que diz respeito ao trabalho concentrado e dispêndio de tempo para ver o negócio florescer.

• Pergunta 2

O mercado da terceira idade chama a atenção para produtos e serviços direcionados a ele: cada vez maior, mais qualificado e economicamente interessante. Algumas das vantagens de se trabalhar com esse público são: a sua fidelidade (uma vez que confiam em um fornecedor, não o trocam por outro); dificilmente ficam inadimplentes e tratam de aproveitar o resto de tempo que tem, com responsabilidade e segurança; não compram por impulso.

Por se tratar de um público ainda carente de produtos e serviços especializados, o empreendedor é desafiado a usar sua criatividade, neste caso, agindo de forma a:

Resposta

Resposta Correta: a.

Explorar um mercado específico, ainda não amplamente explorado.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Explorar um mercado específico, ainda não amplamente explorado.

Por se tratar de um mercado em expansão, a sua exploração total ainda não ocorreu, nem a devida adaptação de diversos produtos e serviços para a realidade deste tipo de consumidor (de terceira idade). Assim, o foco não é o processo produtivo, a cultura das empresas fornecedoras, o uso de novas matérias-primas ou a criação de novas fontes de financiamento. É, antes de tudo, o posicionamento num mercado que não foi amplamente explorado, em oposição a continuar trabalhando com foco num perfil genérico de público.

• Pergunta 3

O Brasil é um dos países com maiores índices de empreendedorismo do mundo, porém grande parte dos nossos empreendedores caracteriza-se pelo empreendedorismo de necessidade. Pode-se dizer, portanto, que falta no país o desenvolvimento do empreendedorismo de oportunidade.

Sobre o empreendedorismo de oportunidade é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Correta: a.

É o empreendedor visionário que sabe onde quer chegar. Cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

Feedback da resposta: O Empreendedorismo de oportunidade é aquele em que o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar. Cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

• Pergunta 4

Uma nova empresa está tentando se estabelecer no mercado oferecendo a locação de filmes com serviço gratuito de envio e retirada de filmes no domicílio do assinante, por preços compatíveis com o praticado por locadoras tradicionais.

Este é um exemplo de:

Resposta

Resposta Correta: d.

De oportunidade, vista como uma ideia transformada em algo viável de ser implementado.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: De oportunidade, vista como uma ideia transformada em algo viável de ser implementado.

Sem informação sobre a motivação dos envolvidos, não se pode afirmar que é um exemplo de Empreendedorismo de Necessidade. Quanto aos concorrentes, eles existem, na figura das locadoras tradicionais. Logo, o negócio não é totalmente novo. Na verdade se trata de uma oportunidade, dentro do sentido de algo que pode ser realizado visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado, ou que pode ser melhor atendido.

• Pergunta 5

Quando estamos em um cenário de negócios, alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos.

Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor que é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço:

Resposta

Resposta Correta: a.

Criatividade

Feedback da resposta: É importante frisar que a criatividade não se resume a inventar soluções partindo do zero. A criatividade pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço.

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »