TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Carl Rogers

Por:   •  30/8/2019  •  Ensaio  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Durante sua carreira profissional, o pensamento de Carl Rogers sofreu uma evolução, onde sua proposta teórica foi modificando-se, quando em 1940, segundo ele, nasce uma nova proposta teórica da Psicoterapia Não-diretiva ou aconselhamento Não-diretivo. Mas tarde em seu livro psicoterapia e consulta Psicológica passa a se chamar de ‘’terapia Centrada no cliente’’, ‘’ensino Centrado no aluno’’, ‘’liderança Centrada no Grupo’’ e por fim ‘’Abordagem Centrada na pessoa’’. Rogers começa a ter experiência a partir de seu trabalho clinico com crianças, onde ele identifica um lado positivo no desenvolvimento, onde passa a acitar que o conceito de tendência atualizante, isto é, uma tendência inerente onde todo o ser humano é propício a ter um desenvolvimento na direção positiva, onde mais tarde passa a usar como foco do seu trabalho.

Entretanto observou uma evolução no foco teórico e metodológico no processo intelectual de Rogers, onde colegas de trabalho e comentadores dividiram os pensamentos em fases.

Pois, segundo Holanda (1998), existia uma certa divergência entre os significados dessa fase. Primeiramente podemos citar a fase não-diretiva, onde, ele quer dizer, o homem sempre terá um impulso para seu próprio crescimento e sua saúde, que passe a validar o sentimento invés dos intelectuais. Rogers também quer demonstrar que o psicoterapeuta precisa priorizar o presente do homem e não seu passado. E também destaca que o mais importante é o interesse pelo individuo e não pelo seu problema, onde toma como base a própria relação terapêutica como um ponto forte e positivo. Usava-se essa prática mencionada na clínica com crianças. Podemos Citar que nessa fase, a postura de permissividade, isto é, quando o terapeuta devera interferir o menos possível, assim, podemos dizer, que o cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com