TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Da Cegueira

Monografias: Ensaio Da Cegueira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Filme ‘’ Ensaio sobre a Cegueira’’

O filme ‘’Ensaio Sobre a Cegueira’’ conta a história de uma inédita e curiosa epidemia de cegueira, inexplicável, que se manifesta sobre uma cidade, a "cegueira branca" – foi assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície branca – podemos observar que se manifesta primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos e passam a usar os seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em locais separados dos demais e os serviços do Estado começam a falhar, o filme segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. A finalidade do filme não é tentar desvendar a causa da doença ou sua cura, mas demonstrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado, fazendo com que os afetados pela epidemia mostrem aquilo que todos os seres humanos são verdadeiramente. Ao mesmo tempo em que vemos o caos da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade que fora perdida. O brilho branco da cegueira faz com oque se ilumina as percepções das personagens, e a história vira não só uma amostra da sobrevivência física dos cegos, mas, também, do seu lado emocional. Mais do que olhar, se importam em reparar no outro. Dessa maneira o homem se humaniza novamente, voltando a perceber como é doce a vida, o quanto é valioso um abraço, o sentido verdadeiro de se viver em grupo, um mundo cego onde chorar não é vergonha, ter medo é uma qualidade, e viver é mais humano.

Resumo do Capítulo ‘’Sensação e Percepção’’ PLT.

Sensação resulta do primeiro contato com a realidade. Captação pura e simples de um objeto sensorial. É um estado bruto e imediato, cujo papel principal é proporcionar à percepção os dados de que necessita. Realiza-se através dos sentidos. Percepção é um processo psicofisiológico através do qual o sujeito organiza e interpreta os estímulos do meio em que foram captados através dos órgãos de sentidos, permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos. Os nossos estímulos detectam estímulos transformando-os em impulsos eletroquímicos e transmitem informações sensoriais no nosso sistema nervoso central. Há vários tipos de percepção: Percepção visual, auditiva, olfativa, gustativa (paladar), táctil (tato) entre outras.

Correlação entre o filme ‘’Ensaio sobre a Cegueira’’ e os capítulos ‘’Sensação e Percepção’’

O ‘’Ensaio sobre a Cegueira’’ em um primeiro momento, faz uma analogia de um mundo com fortes necessidades, principalmente visuais, uma vez que só se é possível viver com esse gradiente sensorial (visão), já que o espaço descrito no filme se trata de um grande centro urbano, com diversas ruas e prédios, além do trânsito, tanto de pessoas circulando pelos espaços públicos quanto pelos veículos, formando uma crise urbana dentro da qual, sem a visão, não seria possível sobreviver. Baseado nisso, a misteriosa cegueira surge como uma ‘’quebra’’ desse mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com