TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Cegueira

Monografias: Ensaio De Cegueira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

O filme a “Ensaio sobre a cegueira” de Fernando Meirelles é inspirado num livro de mesmo nome de José Saramago. O filme conta a história de uma inexplicável epidemia de cegueira que atinge uma cidade inteira. Chamada de “cegueira branca”, Já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país.

As pessoas infectadas são colocadas em quarentena e os serviços oferecidos pelo estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas.

No filme existem vários personagens e não caracterizadas por seus nomes, mas por particularidades. Podemos destacar como personagens principais os ocupantes da ala onde estavam o médico, o primeiro cego, a mulher do primeiro cego, a Prostituta de óculos e o velho com tapa olho. Mas os que chamaram a atenção foram:

A esposa do médico que é a única que consegue enxergar porque é a única que possui inteligência emocional. Ela conhece suas emoções, Golleman 1996 “consegue lidar com os sentimentos confortar-se, livrar-se da ansiedade, tristeza ou irritabilidade incapacitantes e as consequências do fracasso, motiva-se e possui autocontrole emocional. Consegue adiar a sua satisfação e reprimir a impulsividade que está por trás de todo tipo de realização e reconhece emoções nos outros. Ela também consegue lidar com relacionamento, lidando com os sentimentos dos outros.”.

E isso é notável em várias cenas do filme desde a paciência que ele a tem com o marido.

É inexplicável a imunidade dela parecendo que sua bondade, sua preocupação com o marido, mesmo convivendo entre os cegos sem medo de cegar, a impede de contrair a moléstia. Mas a solidariedade da mulher do médico estende-se, ainda, àqueles de convívio mais estrito, sendo verdadeiro anjo de guarda dos que dividem com ela a enfermaria do hospício abandonado em que são confinados os primeiros a contrair o mal.

O personagem negativo o Rei é uma pessoa que consegue pensar só em si e tem um poder de persuasão com as pessoas que compartilham de sua mesma emoção não é uma surpresa que consegue fazer as pessoas de sua ala a concordar com ele, e inicia-se as brigas pelo domínio do local, o grupo dele resolve ficar com as caixas de alimentação e as vende para os internos, quando faltam meios de pagamentos eles resolvem que os homens devem entregar as mulheres, depois de abusarem sexualmente delas eles mandam a alimentação.

O filme mostra que os homens se unem em situações adversas, e que não importa em qual situação sempre teremos os que dominam os que subjulgam e os subjulgados.

Ele também pode ser considerado como um sociopata alguém que tem um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros.

Golleman 1996 “Talvez não haja aptidão psicológica mais fundamental que a resistência ao impulso. É a raiz de todo o autocontrole emocional, uma vez que todas as emoções, por sua própria natureza, levam a outro impulso para agir.” A Aptidão Mestra, Inteligência Emocional.”. O rei da ala era impulsivo, pois não possuía autocontrole nenhum de suas emoções, levando-o a agir de maneira diferente e tendo estranhos comportamentos em várias citações do filme. Tipo na cena que ele deixa o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com