TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entenda A Psicologia

Seminário: Entenda A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Seminário  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Porque é que você continua fazendo coisas que odeia? Para responder de forma esclarecida a esta questão necessitamos de compreender o nosso padrão de comportamentos indesejados. Os “benefícios psicológicas” prendem as pessoas em padrões de comportamento que fornecem algumas recompensas psicológicas, mas que também têm desvantagens bastante significativas. Os exemplos mais comuns deste tipo de padrões de comportamento indesejáveis ​​incluem: comer demais, fumar em excesso, procrastinar, modos problemáticos de interagir com outras pessoas, gastos excessivos, dependência de redes sociais ou televisão.

Neste artigo pretendo apresentar algumas estratégias eficazes que permitam que você deixe de agir de acordo com os padrões de comportamento indesejado. Para isso é necessário compreender os tão bem escondidos (ou não tão bem escondidos) “benefícios psicológicos” associados com o comportamento prejudicial.

As pessoas geralmente não continuam a repetir padrões de comportamento a menos que retirem alguma forma de recompensa desse comportamento específico. Assim que você perceba quais as necessidades psicológicas que estão associadas ao comportamento indesejado, passa a ser mais fácil mudar esse comportamento e consequentemente encontrar uma alternativa mais gratificante, saudável e adequada.

Vamos olhar para os diferentes tipos de recompensas que geralmente “prendem” as pessoas em padrões de comportamento indesejado. Pense num comportamento que você gostaria de abandonar. A leitura do artigo e consequente aplicação será mais proveitosa se você identificar um exemplo específico da sua própria vida, usando-o à medida que for lendo.

De uma perspetiva psicológica, as “recompensas” apresentam-se de duas formas:

Como obter mais de algo que você deseja muito.

Como evitar ou reduzir algo que você não deseja (evitar pensamentos destrutivos, evitar emoções incapacitantes, ou escapar de situações ou tarefas difíceis).

Em diferentes domínios e áreas da nossa vida, os comportamentos indesejados e prejudiciais comportam neles algumas recompensas psicológicas, o que dificulta o processo de mudança:

Recompensas emocionais

Recompensa físicas

Recompensas cognitivas

Recompensas situacionais.

A reter: Qualquer comportamento indesejado irá ter vários tipos de recompensas psicológicas associados. E isto dificulta a extinção desse mesmo comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com