TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista qualitativa

Por:   •  6/5/2015  •  Ensaio  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Entrevistadas:

Camila Alves , 23 anos sexo feminino

Anna Karolina Diniz, 20 anos sexo feminino

Selma Lopes , 31 anos sexo feminino

Bárbara, 20 anos sexo feminino

No primeiro momento, onde ocorreu o aquecimento e introdução as entrevistas, ambas demonstraram interesse, entusiasmo e bastante solicitas com o trabalho proposto.

Logo na apresentação todas elas se descontraíram, ao perceber que uma das garotas interrompera o bate-papo para atender o celular. Com essa atitude, digamos bastante comum entre as pessoas nessa faixa etária nossa conversa já começou bastante quente.

Quando indagadas sobre os benefícios e as desvantagens em ter um celular, pudemos ver nitidamente que compreendem as alegrias e as frustrações que vivem com o tão amado acessório.

Dentre muitas facilidades que o aparelho proporciona, a mais citada foi a facilidade de se manter próximo de quem esta longe, e a função do despertador que e usada por unanimidade entre as entrevistadas.

Uma função bastante usada por todas elas, são os aplicativos que são fornecidos por empresas especializadas, e que segundo elas mudaram a idéia de funcionamento do aparelho. O celular que inicialmente foi desenvolvido para fazer ligações, hoje não tem como principal função o mecanismo que reproduz a voz de outra pessoa em qualquer lugar do planeta. Graças aos já citados aplicativos e a internet, duas dentre as quatro entrevistadas afirmaram não ser de suma importância a função, e ate confessaram que comprariam aparelhos que não fizessem ligações.Apesar de ser significativo o numero que mostra a quantidade de ligações feitas e recebidas durante uma semana, (chegamos numa media de 50 ligações semanais). Essas ligações em maior parte são feitas para namorados e familiares mais próximos como mãe e pai. Um ponto curioso que foi levantado na entrevista, foi a importância na utilização da internet, pois quando feita a mesma pergunta sobre a função de fazer ligações, as quatro responderam categoricamente que não! Nao comprariam um aparelho sem a função de acessar a internet.

Ficando assim uma duvida o necessário e a internet ou o celular?

Dentre muitas outras necessidades a qualidade da câmera fotográfica, foi citada como critério de escolha na hora da compra do aparelho, como também o sistema e a marca do aparelho, pois chegamos à conclusão que o acessório hoje, assim como uma bolsa ou um sapato é uma peça que representa o status, tanto real ou fantasiado. Uma das garotas afirma que quer sempre o melhor aparelho e não se importa com o preço que tenha que pagar, pois sempre quer acompanhar os novos e melhorados modelos. Enquanto outras menos ligadas, afirmam se importar apenas com as funções básicas como despertador, calculadora, um bloco de notas e claro, o acesso à internet para que o aparelho já seja sua escolha. Essas garotas menos ligadas nos relataram que para comprar os atuais celulares só receberam uma indicação de alguma pessoa que julgaram entendedoras para fazer suas escolhas, e afirmam estar felizes com os aparelhos.

O que podemos ressaltar e a dependência inata que criamos em torno do aparelho. Já olhamos para o celular como uma extensão do nosso corpo, e quando pesado os pros e contras os benefícios que o equipamento nos traz e sempre maior que os malefícios. Sendo assim não nos vemos mais sem o aparelho. Foi  relatado durante a entrevista que somos sim escravos do aparelho e essa foi a melhor definição que conseguimos ao perguntar como será daqui alguns anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com