TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espelho Da Desigualdade Social

Monografias: Espelho Da Desigualdade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Espelho da Desigualdade Social

Normalmente tratamos como problema um dos espelhos da desigualdade social. A favela não é um problema, nem uma solução, é uma das mais contundentes expressões das desigualdades que marcam a vida em sociedade em nosso país, em especial nas grandes e médias cidades brasileiras. Estudo divulgado pelo Instituto Data Popular revela que 75% dos moradores dessas regiões acreditam que quem vive em favela sofre preconceito. As comunidades carentes (ou favelas) sempre foram vistas como um local de reunião de marginais, ponto de venda de drogas e mais uma série de preconceitos que consequentemente sujam a imagem de quem têm como única opção morar em tal comunidade.

Contudo, não devemos nos esquecer da responsabilidade do governo em tornar as favelas um lugar digno de se viver, pois muita dessas favelas não tem os serviços básicos do governo com qualidade como saneamento básico, segurança e educação. Em alguns casos há comerciantes que tem de pagar pela segurança de seu estabelecimento e pior, pagar para àqueles que deveriam fazer a proteção gratuitamente, ou seja, para uma pequena classe de policiais corruptos, essa categoria é conhecida como Milícia e vem sendo freqüentemente mostrados nos jornais os abusos cometidos por tais criminosos.

Acredito que para esse povo desassistido considerar-se totalmente livre do fantasma chamado preconceito é necessária uma maior atenção, saber ouvir esse povo que tem muito a dizer e não só subir o morro em época de eleição, como fazem muitos políticos brasileiros. Essa grande parte mais carente tem muito a mostrar, todavia, sem confiança dos que empregadores eles nunca vão ter chance de mostrar que um morador de favela é tão competente como outro qualquer, e que ele na verdade só precisa de uma oportunidade para comprovar que tem potencial para ajudar uma empresa a crescer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com