TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquema de Razão Fixa (FR) e Esquema de Razão Variável (VR)

Por:   •  10/2/2019  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

CURSO DE PSICOLOGIA

INTELIGÊNCIA, APRENDIZAGEM E MEMÓRIA.

Esquema de Razão Fixa (FR) e Esquema de Razão Variável (VR)

SUZANA CAMPOS – 12202575

Rio de Janeiro

2014

Os esquemas de razão fixo e variável estão dentro do esquema de reforço intermitente e mostra-se como o mais eficiente na obtenção de respostas.   Por ser emitida numa quantidade de números maior que o normal ou necessário, o reforçador se apresenta diante das contínuas tentativas.

Quando a quantidade de respostas exigida para que se apresente o reforçador não é fixa e varia, temos a apresentação do Esquema de Razão Variável (VR).                    

Com relação ao gráfico, que mostra a razão variável, podemos perceber que a quantidade de vezes em que a alavanca é acionada, mostra-se totalmente de forma aleatória.   Baseados neste fato, o rato não será capaz de ter o aprendizado de quantas vezes será necessário “bater na alavanca”, acionando-a para que receba a água.   As quantidades de acionamentos na alavanca  é bastante diferente na amostragem do gráfico entre um reforço e outro.    Desta forma este esquema podemos observar que desta forma as quantidades não são fixas e sim variáveis.

Por outro lado temos os Esquemas de Razão Fixa, simbolizado pela sigla (FR).   Neste esquema, as respostas emitidas deverão ser fixas, somente então teremos a apresentação de um reforçador.  O esquema de razão fixa é caracterizado pelo grande número de respostas produzidas.   Quando o “rato” responder de forma rápida irá produzir com rapidez o reforço.    No meio deste esquema há uma pausa que é gerada logo após  a ocorrência do 5º reforço .   Isso acontece porque após a ocorrência de um reforço não acontece um outro reforço logo de  imediato.

Em sala de aula realizamos a experiência com ratos por meio do programa Cyberrat que encontravam-se a 50 horas sem ingerir água.     No dia 04 de junho de 2014, então podemos perceber com base no gráfico onde o esquema de razão fixa pode ser observado.   Quando o rato acionava a alavanca por 10 vezes (FR 10), aí sim conseguia beber a água que era oferecida em porção de 0,10ml.   Este

Podemos perceber que o rato desenvolveu o aprendizado, pois no esquema de razão fixa acontece de forma eficaz e eficiente.

Bibliografia

- Conceitos básicos de AC – Parte 8 – Esquemas de reforço. Psicologia e Ciência. Consulta realizada no dia 07/06/2014 em http://www.psicologiaeciencia.com.br/conceitos-basicos-de-ac-%E2%80%93-parte-8-%E2%80%93-esquemas-de-reforco/

- ALENCAR, Eduardo. Esquemas de reforçamento por razão fixa. Consulta realizada no dia 06/06/2014 em http://www.redepsi.com.br/2008/02/19/esquemas-de-refor-amento-por-raz-o-fixa/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com