TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatuto Do Idoso

Ensaios: Estatuto Do Idoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

2- Sobre o Estatuto do Idoso, qual dos direitos fundamentais mais chama atenção do grupo e por quê?

Resposta:

Perante as leis do Estatuto do Idoso, destacamos um dos artigos que de forma geral resumem os direitos, necessidades, deveres e obrigações em relação ao idoso, que diz: Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Porque primeiramente é preciso reconhecê-los como seres humanos, cidadãos que merecem total respeito e cuidado, principalmente por esta fase da vida ser um pouco mais delicada precisando de cuidados especiais. Este é um dos motivos que fazem com que os idosos tenham direitos a mais como: o uso do transporte coletivo público gratuito; o atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros estabelecimentos; ser bem cuidado e atendido por sua própria família; receber pensão alimentícia de seus familiares e na ausência destes, ter suas necessidades básicas satisfeitas pelo Governo; o direito de receber do Poder Público, gratuitamente medicamentos e outros recursos relativos ao tratamento de saúde; o direito de não ser discriminado nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade; 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer; no caso de maus tratos, abuso ou abandono do idoso deve ser feito denúncias às autoridades havendo punição de acordo com o ocorrido, entre outros.

Os idosos precisam ser reconhecidos, valorizados, respeitados, priorizados, amados e cuidados por todos os cidadãos. Tanto a família quanto a sociedade, a comunidade e o Poder Público devem estar cientes de suas obrigações, responsabilidades e o respeito para com o idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com