TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse na vida cotidiana

Abstract: Estresse na vida cotidiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Abstract  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

Stress no cotidiano

Stress Profissional

As empresas se tornaram, involuntariamente, em ambiente gerador de stress profissional devido à constante busca pela qualidade, pelas atitudes que atendem às exigências dos clientes, do mercado e do governo.

No ambiente corporativo, são muitos os fatores que levam os profissionais a desenvolverem sintomas de stress:dificuldades para dialogar com o chefe, pressão constante do cumprimento de metas, medo de assumir erros devido às mudanças nos procedimentos de trabalho e sistemas informatizados, riscos de demissão, dificuldades de relacionamento no grupo de trabalho, exigência dos clientes, dentre outros.

Quando as situações de stress persistem por algum tempo, o ser humano tende a entrar em uma sensação de desânimo e um sentimento de incapacidade para assumir o controle das situações.

Se eliminar todo stress que ocorre dentro de uma empresa é impossível, caberá aos seus líderes garantirem que o nível de stress presente não ultrapasse os limites do saudável. Quando o stress é excessivo, a produtividade sofre quedas, o clima fica tenso e as relações interpessoais sofrem um impacto negativo.

Sintomas de estresse:

Redução na produtividade

 Redução na qualidade do trabalho

 Absenteísmo (falta ao trabalho)

 Aumento do número de acidentes ou erros

 Sinais de indecisão por parte dos chefes de departamentos

 Discussões de irritabilidade

 Comentários maliciosos sobre os outros funcionários

 Desconfiança manifesta

 Alcoolismo

 Atrasos constantes

O primeiro passo é gerenciar os pensamentos prejudiciais que geram o stress. É necessário que a pessoa sinta-se capaz de assumir o comando ao invés de sentir-se uma vítima dos problemas. Procure olhar para a situação geradora de stress como um todo e verifique em que situação você pode agir para trazer resultados práticos.Lembre-se de que o que mais gera o stress é o sentimento de impotência frente ao problema, portanto, é preciso concentrar esforços onde se pode fazer alguma coisa para amenizar ou controlar a situação.

Se você está se sentindo um profissional estressado, busque meios para superar esta fase e poder trabalhar de forma mais saudável. Se for necessário, talvez, seja o momento de ir ao encontro do apoio de um profissional, como, por exemplo:

 Atividade física

 Remédios

 Psicoterapia

Esteja certo que trabalhar sob pressão é uma das competências mais desejadas no mercado de trabalho atual, sendo assim o profissional que deseja crescer precisa se fortalecer e aumentar sua capacidade de lidar com o stress de forma produtiva.

As pessoas no mercado de trabalho estão inseridos em um contexto de constantes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, com exigências diárias de trabalho que repercutem em diferentes situações estressantes vivenciadas em seu cotidiano. Todos, com formação e atuação voltadas a diferentes áreas do conhecimento, indicaram vivenciar várias situações estressantes no exercício do cargo, condição que se revela uma condição inerente à vida humana.

As características das situações estressantes são variadas e podem ser analisadas em diferentes âmbitos. Desse modo, é possível analisar que lidar com pessoas, colegas gestores e servidores técnico-administrativos constitui categorias relacionadas ao âmbito do grupo. Alta demanda de trabalho e atividades da graduação e pós-graduação são categorias relacionadas ao âmbito da função. Lidar com processos burocráticos e de outros setores refere-se ao âmbito da organização. Prestar assistência a um problema de saúde familiar constitui uma categoria relacionada ao ambiente externo, que também está relacionado aos diferentes eventos da vida pessoal e profissional que necessitam ser equilibrados no cotidiano. Esses âmbitos permitem analisar a complexidade do fenômeno estresse e chegar ao entendimento de que ele não pode ser visto somente na perspectiva individual.

Diante desse contexto, a atuação nas universidades requer gestores com habilidades para lidar com diferentes situações de estresse. Permite também refletir sobre a importância de as organizações de trabalho, especialmente as universitárias, adotar intervenções contínuas e implantarem programas de prevenção e gerenciamento do estresse, a fim de melhorar as condições de trabalho nesses contextos, ao considerar aspectos gerais da atuação, ou seja, levar em consideração os aspectos estressantes, indicados pelos gestores, e as mudanças nesses procedimentos. É necessário, também, analisar as condições organizacionais reveladas como mais estressoras, ou seja, aspectos que merecem maior atenção dos dirigentes, e pensar alternativas de redução do estresse. O gestor exerce papel fundamental nesse processo e é sua responsabilidade verificar ações que são viáveis para promover mudanças, criar oportunidades e ambientes mais saudáveis e positivos, e adotar mudanças na natureza intrínseca do trabalho, nas suas condições, na sua organização e no contexto organizacional mais amplo.

O estudo permitiu constatar como desdobramento futuro da pesquisa a importância de investir em capacitações contínuas para os profissionais que exercem funções gerenciais. Também, a ocorrência das situações estressantes faz refletir sobre a utilização de estratégias de enfrentamento adequadas, tanto em âmbito individual como organizacional. Daí a importância de preparar as pessoas para o enfrentamento do estresse e de criar oportunidades, ou seja, o reconhecimento por parte das pessoas de que há possibilidades de prevenir e reduzir o estresse.

Stress Infantil

Criança também se estressa ?

Se você acha que estresse é assunto de adultos que vivem correndo no mundo dos negócios e têm que se preocupar com o orçamento no final do mês, está muito enganado. Além de ser um problema sério de gente grande, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com