TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Resenha: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

1.O Estruturalismo foi fundado por E.B.Titchener, seu objeto de estudo utizado era a consciência individual, e assim como Wundt, Titchener também usou o método da introspecção e houve também influencias alemãs para realização deste projeto. Uma grande diferença que o estruturalismo exercia era a não utilização do desenvolvimento da psicologia animal e infantil.

2. No Funcionalismo o grande fundador foi William James, que a sua prioridade era entender o funcionamento da mente, e não sua estrutura, e algo que foi alvo de criticas era que James não adotou um método especifico para suas experiência. A escola onde obteve influências foi genuinamente americana. Por sua vez ao contrário do estruturalismo, fazia a utilização do desenvolvimento da psicologia infantil e animal.

3. As diferentes formas de pensar entre Wilhelm Wundt e William James para a psicologia eram grandes, a começar pelas influências acadêmicas de Wundt que eram alemãs. Wundt adotava o método da introspecção , a qual tinha como função o auto-exame do estado mental do individuo a ser observado, seu estudo era através da experiência consciente ,onde apresentava duas teses como a experiência mediata, que era representada como uma visão geral de algo que esta sendo observado; e a experiência imediata que era uma visão mais detalhada do objeto. As teorias de Wundt também foi alvo de criticas por adotar o método da introspeção, que o questionavam na hora da realização dela por observadores distintos, obtinha-se resultados diferentes, e assim, qual seria o resultado certo a se pautar.

Dentre outras coisas surge a psicologia de William James, que sofreu influências totalmente americanas, seu interesse foi estudar o funcionamento da mente ou como ela é usada na adaptação do individuo no ambiente em que esta. Seu objeto de estudo abrangeu outra visão sobre a consciência, onde ela deve ser analisada no seu ambiente natural, representada pelo físico do ser humano, essa abordagem sobre a consciência numa forma biológica da ação do cérebro era exclusivamente da psicologia de James,e assim, se colocando totalmente contra a posição de Wundt que considerava seu objeto de estudo muito artificial.Seu método adotado era a experiência imediata,onde o que importava a ele eram os detalhes dos experimentos,em contrapartida, o método de Wundt se baseava no todo,na experiência mediata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com