TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Resenha: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Estruturalismo

Estruturalismo dentro da Psicologia é o estudo desenvolvido por Edward Titchener onde ele baseava-se que o ser humano demostrava conhecimento através associação dos elementos e também dos conteúdos eventuais.

Seu estudo era focado na observação e descrição das coisas através de suas formas, cores, tipos. Defendia a idéia de que o ser humano não usava a percepção.

Titchener, queria descobrir a natureza das experiências concistentes elementares. Sua experiência era baseada no que o indivíduo sentia em relação ao ambiente em que vivia ou que estava exposto.

Também relacionava física e a psicologia e as condições em que eram estudadas, sobre diferentes metodos e orientações de cada profissional. Os físicos examinaram os fenômenos do ponto de vista dos processos físicos envolvidos e os psicólogos analizam os mesmos fenômenos com base na experiência e observação pessoal de quem os vivencia.

Titchener exerceu autoridade na seleção dos temas de pesquisa atribuindo-lhes as questões de seu maior interesse. Dessa forma criou o sistema do estruturalismo, que mais tarde alegou ser a ''única psicologia científica digna de nome''.

Funcionalismo

Funcionalismo é um sistema de Psicologia preocupado com o funcionamento da mente na adaptação de seu indivíduo ao seu ambiente.

O principal movimento do funcionalismo eram as relações dos processos eventuais, pois eles não estudavam a mente, mas sim as funções e processos que tinham como resultado as praticas no mundo real.

As mudanças nas formas animais, dizia que ocorriam de acordo com as leis naturais que fazem com que as espécies continuamente se adaptem às mudanças em seus ambientes. Por exemplo, a girafa desenvolveu o seu longo pescoço por várias gerações devido a necessidade de alçançar os galhos cada vez mais altos para obter comida.

O funcionalismo era um protesto contra a psicologia experimental de Wundt e a psicologia estruturalista de Titchener, ambas muito restritas.

Qual a diferença entre o pensamento de Wilheelm Wundt e Willian James para a Psicologia?

James se posicionou contra o objetivo de Wundt na psicologia, a análise de conciência a partir dos seus elementos. Ele apresentou a visão que acabou tornando-se a doutrina central do fncionalismo americano, a psicologia tem como meta o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente.

James rebelava-se contra a artificialidade da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências concientes e não grupos ou conjunto de elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com