TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Dissertações: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  3.315 Visualizações

Página 1 de 7

1- Por que alguns dos alunos de pós-graduação de Titchener engoliam tubos de borracha , levavam seus cadernos para o banheiro e registravam seus sentimentos durante as relações sexuais?

Os alunos aceitavam fazer esse experiemento em nome da ciência , eles forneciam dados para o sistema psicológico que estava desenvolvendo , como : estudar a sensibilidade de seus orgãos internos. Aos alunos casados pedia-se que anotassem suas sensações e sentimentos durante a relação sexual, para obterem o registro de respostas fisiológicas.

2- Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Titchener e Wundt.

Tanto a abordagem Wundt como a abordagem estruturalista usavam da parte de introspecção em seus experimentos, entretanto para Wundt a introspecção devia ser estabelecida por meio da apercepção (o processo através do qual os elementos mentais são organizados fazendo a junção de todos os estimulos para se tornar um ao todo) já Titchener a introspecção devia ser firmado somente pelo o individuo que passasse pela situação seria capaz de descrever . De forma bem resumida podemos afirmar que enquanto Wundt focava-se no todo, Titchener focava-se nas partes.

3- Descreva o ponto de vista paradoxal de Titchener a respeito do lugar das mulheres na psicologia. Ele agia no sentido de ajudá-las em suas carreiras ou discriminá-las ?

Titchener foi um grande incentivador no progresso das mulheres na Psicologia , encorajava e as apoiava. Ele aceitava mulheres em programas de pós-graduação , mais de um terço dos 56 doutorados concedidos por ele foi para mulheres . Porém no entanto não admitia a participação de mulheres nas reuniões experimentalistas.

4- Na perspectiva de Titchener , qual o objeto de estudo adequado para a psicologia ? Em que ela difere dos objetos das outras ciências ?

Na perspectiva de Titchener o objeto de estudo adequado para psicologia era a experiência consciente, com base na experiência e na observação humana.

Tendo em foco a experiência consciente como objeto de estudo da psicologia, podemos dizer que ela difere dos objetos das outras ciências, pelo fato de que nos experimentos das outras ciências o relato subjetivo da percepção humana não faz diferença na conclusão final da experiência.

5- O que é erro de estímulo ? De um exemplo . Segundo Titchener , como o erro de estímulo podia ser evitado?

Erro de estímulo é a confusão entre o processo mental que está sendo estudado e o estímulo ou objeto que está sendo observado.Exemplo : o nome do objeto é maçã , isso é a própria experiência mediata direta. Todo o observador sabe que a maçã é vermelha , redonda e tem certo brilho. Ao descrever outras características que não sejam a cor , o brilho e o formato , em vez de observar o objeto , o observador está o interpratando. O objeto de estímulo não deve ser descrito na linguagem cotidiana, mas em termos do conteúdo consciente elementar da experiência.

6- Qual a distinção traçada por Titchener entre consciência e mente ?

Titchener define a consciência como a soma das nossas experiências num dado momento de tempo. Para ele, a mente é a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes. Entretanto, a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento. Já a mente envolve o acumulo total destes processos.

7- Descreva o método de introspecção de Titchener. Qual a diferença entre o seu método e o de Wundt ?

Titchener adotou a mesma definição de Kulpe para descrever o seu método , introspecção experimental sistemática. Como Kulpe , ele utilizava relatos detalhados, subjetivos e qualitativos das atividades mentais dos indíviduos durante o ato de introspecção. Já Wundt seu foco eram as mensurações quantitativas e objetivas, porque acreditava não serem úteis na análise das sensações e imagens elementares da consciência, ponto central da sua psicologia.

8- Descreva a diferença entre experiência independente da pessoa que está experimentando , e experiência dependente da pessoa que está experimentando . Dê exemplos . Segundo Titchener , qual tipos fornece dados para a Psicologia ?

De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é à semelhança de Wundt a experiência consciente. Ele afirmou que todas as ciências compartilham deste mesmo objeto, ocupando-se cada qual de um aspecto diferente. O objeto de estudo é assim a experiência enquanto dependente das pessoas que passam por ela. Exemplo: a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos. Como os físicos estudam? Eles vêem esses fenómenos da perspectiva dos processos físicos envolvidos. Esses fenômenos não necessitam que as pessoas passem pela experiência , tais fenômenos são considerados como independentes da experiência das pessoas. Como os psicólogos estudam a luz e o som? Os psicólogos, ao contrário dos físicos, estudam os fenômenos, as sensações, em termos do modo como são vivenciados pelo indivíduo, dependendo assim das experiências das pessoas.

9- Como o termo reagente , usado por Titchener , indicava sua visão sobre os observadores humanos e as pessoas em geral ?

Ao aplicar esse conceito aos observadores humanos , Titchener os enxergava como instrumentos mecânicos de registro , que reagiam e respondiam de forma objetiva ás observações das características do estímulo observado. Os indivíduos seriam meramente máquinas neutras e imparciais. Seguindo a ideia de Wundt , as observações treinadas se tornariam tão mecanizadas e habituais que os observadores não perceberiam mais se estavam realizando um processo consciente.

10- Descreva os três estados elementares da consciência e os quatro atributos dos elementos mentais de Titchener.

1- Reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples.

2- Determinar as leis de associação desses elementos da consciência.

3- Conectar os elementos ás condições fisiológicas.

Apesar da simplicidade , os elementos mentais são dotados de atributos distintivos .Aos atributos de qualidade e intensidade definidos por Wundt , Titchener adicionou a duração e a nitidez :

- Qualidade é a característica , como '' frio '' ou '' vermelho '' , que distingue claramente um elemento de todos os demais.

- Intensidade refere-se a força , fraqueza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com