TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Trabalho Escolar: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 2

Edward Bradford Titchener (1867-1927) foi um grande seguidor de Wundt porém alterou drasticamente seu sistema de psicologia apresentando uma abordagem própria, denominada Estruturalismo. Apesar de dizer que seu sistema era igual ao de Wundt na realidade seus métodos eram totalmente distintos. Titchener se concentrava nos elementos mentais propriamente ditos

De 1983 à 1900 Titchener implementou seu laboratório , conduziu pesquisas e escreveu artigos acadêmicos, publicando mais de 60 trabalhos ,orientou mais de 50 doutorados em psicologia ( cuja em sua grande maioria continha suas ideias ) . Exerceu nítida autoridade na seleção de temas de pesquisas sendo eles os de seu principal interesse. Dessa forma criou o Estruturalismo dizendo então ser “única psicologia científica digna do nome” .

Em 1904 um grupo de psicólogos seguidores de Titchener criaram um grupo e se autodenominaram “os experimentalistas de Titchener” começaram a se reunir para discutir sobre observações em pesquisas de temas selecionados por Titchener , onde ele mesmo geralmente conduzia essas reuniões. Uma das regras dessas reuniões era a proibição de mulheres, Titchener desejava ouvir relatos com liberdade para interromper, debater e criticar em um ambiente coberto pela fumaça dos charutos e sem presença de mulheres pois mulheres eram delicadas demais para fumar. Em 1912 Christine Ladd-Franklin escrever para Titchener solicitando poder participar de uma de suas reuniões – pedido que então foi recusado . Apesar de proibir mulheres em suas reuniões Titchener apoiava as mulheres e seu progresso na psicologia. Mais de um terço dos 56 doutorados que Titchener concedeu foi para mulheres ( nenhum psicólogo daquela época tinha concedido tantos títulos de doutorados a mulheres como ele ). A primeira mulher a obter doutorado em Psicologia foi Margaret Floy Washburn, orientada por Titchener.

Criou o Conteúdo da Experiência Consciente que de acordo com ele , o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente como dependente do individuo que a vivencia. Outras ciências já não dependem da experiência pessoal.Nesse estudo fez um alerta para o que chamou de Erro de Estímulo que consiste em uma confusão entre o processo mental e o objeto de observação.

Apresentou três propostas básicas para a psicologia ( elementos da consciência )

1.reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples;

2. determinar as leis de associação desses elementos da consciência ;

3.conectar os elementos às suas condições fisiológicas

A psicologia experimental na visão de Titchener era uma ciência pura. A psicologia não se preocupava em tratar mentes doentias nem reformar a sociedade o seu único propósito era descobrir os fatos estruturais da mente.

Titchener empregava a Introspecção com base em observadores treinados para descrever os elementos no seu estado consciente , em vez de relatar o estimulo observado ou percebido, utilizando nomes desconhecidos. Percebeu que todos podemos aprender a descrever tal experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com