TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Resenha: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturalismo .

Edwar Tichener Brandford (1867 – 1927) foi aluno de Wilhein Wundt traz a psicologia para o E.U.A assim se afastando de seu professor por ter opinões diversas , ele alterou o sistema de Wundt e foi o responsável em propor uma nova abordagem assim o estruturalismo foi estabelecido por Tichener como a primeira escola de pensamento no campo da psicologia .

Ele descartava a idéia de que apercepção (que é um processo mental atráves do qual cada individuo percebe e interpreta o mundo) tem alguma participação nesse processo , para ele a psicologia deve ter como objeto de estudo a experiência consciente do individo diante das diversas situações as quais é exposto .

Quando Edwar Tichener alertou a respeito da possibilidade de um “erro” que ele chamou de erro estimulo , que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental .

Por Exemplo : Se mostrarmos uma maçã a alguém e pedimos para que essa pessoa descreva o que vê , muito provavel que ela irá falar que se trata de uma maçã , não descrevendo suas características como cor , formato , brilho , etc ... Era essa falta de descrição que ele chamava de erro de estimulo .

Nesse caso o observador esta interpretando o objeto e não analisando colocando sua subjetividade segundo o Tichener a consciência como a soma das experiências existentes em certo momento e a mente como a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo .

O seu método de estudo é o da introspecção diferente da introspecção de Wundt que englobava um todo . Tichener dava enfaze as partes , a introspecção definida como uma forma verbal baseada na vivencia para seus estudos o método, um dos curiosos experimentos que ele fazia em seus reagente (alunos) era introduzir um tubo de borracha na garganta colocando agua fria ou quente para que eles descrevessem a sensacão, anotar sensacão e sentimento durante suas relacões sexuais. Assim treinados rigorosamente para não cometer o erro de estimulo ,segundo o Tichener a experiêcia consiente é diferente para cada individuo que vive a expreriência .

Para formação do estruturalismo a três elementos da consciência :

As Sensações : que são os elementos basicos da percepção e ocorre nos sons , nas visões , nos cheiros e em outras experiências criadas por objetos fisícos do ambiente .

As imagens : são elementos de ideias e estão no processo que reflete experiências não concretas presente no momento , como uma lembraça passada .

Os estados afetivos , afetos ou sentimentos : são elementos da emoção que estão presentes como raiva , amor , odio , tristeza .

Uma frase famosa de Tichener “Todo conhecimento humano é derivado das experiências humanas , não há outra fonte de conhecimento” . Definido a consciência como a soma das experiências num dado tempo , e a mente como a soma das nossas esperiências acumuladas ao longo da vida . Mente e consiência são realmente semelhantes , mas enquando a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento , a mente envolve o acumulo total desses processos .

Com isso estudo da escola estruturalista o corpo e a mente são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com