TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando a história da psicologia

Seminário: Estudando a história da psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Seminário  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

estões psicologia

“o estudo da história da psicologia”

* Por que os psicólogos alegam ser a psicologia umadas disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais moderna? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

R: Como o campo deestudo da psicologia é algo imenso podemos começar tanto com pesquisas que retomam o século V a.C., por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remetem a 200 anos atrás. Cadaqual podendo servir de ponto inicial para o estudo da psicologia, a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com suas provas e estudos científicos.

O inicio da psicologia moderna dá-secom o inicio do século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados em intuição e com suas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menosfilosófico e mais científico, não deixando a filosofia de lado, a disciplina só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar métodos de investigação e de raciocínio teórico.

Os filósofosacabaram percebendo um aumento na área da fisiologia também e houve uma mistura entre as duas, pois perceberam que a aplicação dos métodos físicos e biológicos já era de interesse dos filósofosantigos e acrescentaria em seus estudos, formando em cima dessa interdisciplinidade o contexto da psicologia moderna.

* O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de quemaneira os dados históricos podem ser distorcidos.

R: Há uma enorme diferença entre os dados históricos e os dados científicos, apesar de ambos serem estudos e pesquisas dedeterminadas pessoas, os históricos são anotações, livros, recados, biografias, enfim, estudos deixados pelos teóricos do passado. Já os dados científicos são estudos feitos com coletas de dados de uma... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com