TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Esquizofrenia

Por:   •  24/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO DIRIGIDO – REVISÃO

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS – TURMA 150502

  1. Segundo dados do CREPOP (CFP), 83,9% dos profissionais de Psicologia consideram sua atuação inserida no campo das políticas públicas. Esse fato é crucial uma vez que demonstra que os psicólogos estão conhecendo e se organizando nos serviços de políticas públicas em execução no país. Comente a origem legal da formulação das diversas políticas que hoje envolvem o psicólogo citando a Constituição Federal de 1988 e a Seguridade Social.

  1. O texto “Psicologia Social e Saúde Coletiva” remonta aos antecedentes da Psicologia da Saúde , que hoje representa um campo de teorias, práticas e estudos mais amplo e além do modelo hospitalocêntrico anterior. Identifique as principais alterações nas políticas após essa mudança do conceito de saúde.
  1. O SUS é conhecido como a “política mãe” da saúde, pois veio reorganizar a gestão e as práticas dos atores que trabalham com saúde no país. Aponte a função do SUS como estratégia de política pública, cite quando ele foi formulado e os seus princípios básicos que norteiam a execução dos seus serviços.
  1. O termo “Psicologia Social da Saúde” apareceu nos textos e aulas de Políticas de Saúde. Explique do que se trata e qual deve ser foco da atuação do psicólogo de acordo com esse “novo fazer” em saúde.
  1. A humanização é um norte das políticas de saúde e virou uma Política específica (Política Nacional de Humanizaçao). Comente a relevância dessa prática para a atuação do psicólogo nos serviços.
  1. As Políticas de Saúde e de Assistência Social têm campos e serviços específicos, mas possuem princípios e foco em comum. Identifique quais aspectos ou princípios de ação podem ser observados em ambas as políticas.
  1. A Política Nacional de Assistência Social envolve o SUAS e está estruturada em linhas de “proteção social” baseadas em risco e vulnerabilidade social. Fale sobre o que seria esse contexto de “vulnerabilidade” e diferencie o nível de Proteção Social Básica e o de Proteção Social Especial.
  1. Cite um serviço de cada nível de Proteção Social (Básica, Especial de Média Complexidade e Especial de Alta Complexidade) e identifique a(s) demanda(s) aos quais eles se referem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com