TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do homem contemporaneo

Por:   •  8/6/2015  •  Seminário  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

FAE - Centro Universitário

Estudo do Homem Contemporâneo

Curso: Psicologia

Docente:

Discente:

                                                                 

                                                                                                                           

ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

Questões para estudo

  1. A convivência em sociedade ou em grupo é orientada por códigos morais. Explique o que são esses códigos e como sofreram alterações ao longo dos últimos anos. Cite alguns códigos morais que você identifica no seu dia a dia.

R: Conjunto de regras e normas que orientam o funcionamento de um grupo, códigos morais determinam o limite entre o certo e o errado, entre o justo e o injusto, entre o belo e o feio, ao adotar o código permite o individuo ser aceito em um grupo, na sociedade a maneira de vestir, pensar, falar conta muito, Um código moral é um sistema de padrões éticos pelos quais uma dada sociedade controla o comportamento de seus membros, motivando-os para que atinjam os objetivos dela. É um processo de controle psicológico de grupo que geralmente proporciona uma estrutura bem mais ampla de manipulação do que a realização apenas no código legal dessa sociedade. Em tal sociedade, quem se rebelar contra o código será considerado uma pessoa imoral, mesmo que mais tarde pesquisadores julguem que o rebelde estava certo e a sociedade, errada. Exemplos de códigos morais, andar vestido, visto que se andar nu será considerado atentado ao pudor passivo de prisão e multa, respeitar patrimônio publico como não pixar nem destruir, não matar, não roubar  e com o passar do tempo os códigos morais viraram leis.

  1. Os códigos morais permitem um tipo de julgamos que chamamos de “avaliação moral”. No que consiste essa avaliação e como ela se diferencia do julgamento jurídico?

R: A avaliação moral é o valor que você da a sua estima, sua conduta enfim a você, ela tem diferenciação no julgamento jurídico porque tudo se dá em valores reais, dinheiro – espécie, esta seria a forma mais simples de compensação de um dano moral.Observar e julgar do outro com base no código moral do observador e não do observado, considerando um ponto de vista e eliminando possibilidades de relacionamentos entre diferentes, pode se apresentar como preconceito e intolerância e pode gerar conflitos e ataques, e o sujeito pode sofrer punição jurídica ou ser excluído do grupo.

  1. Um código moral pode ser apresentado em forma de Lei. Como se dá essa passagem? O que diferencia o código moral de um grupo de uma Lei jurídica?

R: o código moral de um grupo vale somente dentro daquele grupo, o individuo tem que agir dentro das normas do grupo a não obediência pode levar o individuo a não ser aceito mais pelo grupo. Dentro da Lei Jurídica  se o individuo não agir conforme a lei ele é sofre consequências como, ser penalizado, pagando fiança, prestando serviço comunitário, entre outros. LEIS – códigos morais, expressos e objetivos, ideais e necessários, isto é, formal e universal Válido para todos, indiscriminadamente, que estão sujeitos à sua autoridade; Possuem determinação objetiva, avaliação objetiva e punição objetiva;

Atua por coerção, provoca no indivíduo o medo da punição

 

  1. Ética, do grego ethos, tem dois entendimentos possíveis, um originário e outro derivado. Explique o sentido originário da palavra ethos.

R: Casa, morada, onde o individuo constrói sua própria morada, sua vida, onde ele tem liberdade, ação, história, onde ele existe. Ethos vem da palavra ethos tem origem grega e significa valores, ética, hábitos e harmonia.

  1. Discorra sobre os três pilares da ética: Ação, Liberdade e História.

R: Ação de tomar suas próprias decisões, de ser corajosa, liberdade de escolha, com criatividade e responsabilidade, historia não se escolhe, o homem conquista sua identidade e verdade ao longo do tempo.

  1. Ética, entendida como modo de ser no mundo, está diretamente relacionada ao pathos grego, o qual apresentamos como princípio. Explique.

 R:É a morada do ser, é ser aquilo que você é, e só você pode ser e mais ninguém, principio como aquilo da origem e sentido a tudo, aquilo do qual tudo depende( alimento, ar, dinheiro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com