TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Trabalho Escolar: Etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Cada sociedade tem seu modo de pensar e valorizar as coisas, e o Etnocentrismo é uma maneira limitada e preconceituosa de enxergar o diferente, ao considerar que os valores de determinada cultura é superior. É a atitude de determinado grupo ou indivíduo que se considera como referência de "modelos de verdade e perfeição", e que todas as outras culturas diferentes são "inferiores”. Os etnocêntricos só dão importância à própria cultura, como se ela fosse a única "correta" e "bonita" de se viver. Essa visão de superioridade, os impede de enxergar a riqueza do mundo e a diversidade de culturas diferentemente do Relativismo Cultural, que propõe conformar e não confrontar as diferenças culturais, e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos, ou seja, é a análise de uma cultura, sem impor aquilo que você considera justo pela sua. Você passa a tentar compreender os costumes dentro de um contexto histórico e pela forma que aquele determinado grupo vive.

Basicamente, de ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros. E o relativismo cultural é um método de se observar sistemas culturais, sem uma visão etnocêntrica da sociedade, ou seja, observar sem usar uma concepção pela cultura oposta. Com isso, realizar a avaliação sem privilegiar os valores de um só ponto de vista, e reconhecer suas próprias características.

Diante dos conceitos opostos de Etnocentrismo e Relativismo Cultural, devemos refletir que independente de qual cultura, classe social ou raça, todos somos dignos de respeito sem depreciar o próximo, pois a diversidade do ser humano é imensa, e todos tem o alcance de felicidade. Cada sociedade tem os seus próprios padrões de normas e valores, e esses modelos permitem-nos compreender os comportamentos e as atitudes dos elementos que a compõem mesmo que dificilmente seja possível conviver sem a arrogância e desprezo de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com