TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da psicologia

Artigo: Evolução da psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Artigo  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

A evolução da Psicologia

GREGOS (700 a. C.); povo mais desenvolvido da época, e que cria condições para o homem pensar sobre sua interioridade.Sócrates; estudava o limite que separa o ser humano dos animais.Platão; postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo.Aristóteles; afirmava a mortalidade da alma e sua relação de pertencimento ao corpo. ROMANOS (Idade Média sec. 5-15); as ideias sobre mundo psicológico estão relacionadas de perto ao conhecimento cientifico religioso e a Igreja Católica monopoliza o conhecimento.Santo Agostinho; fazia a cisão entre alma e corpo, onde a alma era imortal e a sede da razão é a prova de uma manifestação divina do homem.São Tomas de Aquino; se preocupava com a distinção entre essência e existência. RENASCIMENTO (1300 – 1650); ocorreram incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, há aqui a valorização do homem e da natureza em oposição ao divino e começa a emergir uma nova forma de organização econômica e social.Tudo isso propicia o inicio da sistematização do conhecimento cientifico e surgem métodos e regras básicas para a construção do conhecimento científico.René Descarte; postula separação entre (alma, espírito) e corpo, o que torna possível o estudo do corpo humano.

ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA (Idade Moderna)

Ciência; com a nova ordem econômica-social (capitalismo), há um impulso muito grande no desenvolvimento da ciência que vai buscar explicar essa nova ordem de maneira racional e metódica ao contrario do que ocorria no sistema feudal, onde a razão estava submetida à fé como garantia de centralização do poder.

* Sol como centro do universo.

* Ser humano deixa de ser o centro do universo (antropocentrismo).

* Todos os homens são agora consumidores.

* Dogmas da Igreja foram questionados.

* Burguesia como nova classe social.

* Buscava-se entender a Natureza.

Nesse período aparecem estudiosos como Hegel, Darwin, Comte fazendo a ciência avançar ainda mais ao ponto de a noção de verdade esta relacionada com a ciência.A psicologia por meio da Neuroanatomia, da Fisiologia e da Neurofisiologia busca conhecer o cérebro humano.Lei de Fechner-Weber; estabelece a relação entre estímulo e sensação, permitindo sua mensuração. Wilhelm Wundt (1832-1926),cria a Universidade de Leipzig, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia. Ele cria ainda a concepção do paralelismo psicofísico e o método introspeccionismo.Subjetividade; no mundo capitalista abrem-se portas para a subjetividade e individualização do individuo, esse tem a liberdade de pensar e agir conforme a sua vontade. Ao contrario da idade média, onde se deveria agir e sentir conforme as vontades da Igreja Católica. Nessa nova fase há a possibilidade de mobilidade social e o corpo e natureza podiam ser explorados, pois estavam dessacralizados. Nesse novo contexto social a ideia de subjetividade é fortalecida, porém cada pessoa tentando expor sua subjetividade como verdade começa a trazer conflitos de incompatibilidade de ideias, desse modo há a necessidade da psicologia como ciência para produzir visibilidade à experiência subjetiva.

Wundt

Estudiosos como Wundt, Weber e Fechner contribuíram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com