TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício: A psicologia

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADES DA AULA 1

1- A psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Considerando que o texto acima tem caráter meramente motivador, após ler o guia de estudante elabore um texto dissertativo. Aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

(A) Disserte sobre as contribuições dos filósofos para a psicologia (antes da Psicologia tornar-se ciência);

R:      Os filósofos antigos estudavam os problemas relacionados á natureza humana por meio de sua intuição e de suas limitadas experiências e durante muito tempo o homem sempre buscou respostas para explicar o que acontecia ao seu redor, e estudar o seu comportamento e sua conduta sempre o fascinou. Por algum tempo o ser humano explicava que a razão de tudo o que acontecia era manifesto em relação a ordens de Deuses Gregos, ou seja, fatos mitológicos. Mas com o passar do tempo essas teorias não os satisfaziam mais. É nesse momento que surgiu a filosofia, homens que buscam a razão para cada fenômeno que acontece.
          Os conceitos que se conhece hoje como racionalidade, técnica, vida, morte, foram os estudos iniciados pelos filósofos gregos na época em que se começou a filosofia. Esses assuntos ainda não eram reconhecidos como psicologia mais como um ramo da filosofia. Desta forma  Pitágoras, Platão, Socrátes e dentre outros filósofos com seus saberes baseados numa visão mística e religiosa puderam contribuir para que a psicologia se destacasse e se tornasse uma ciência.

(B) Explique quais são os objetos de estudo da Psicologia, apresentados no guia de estudante.

R:       O objeto de estudo apresentado no guia do estudante é o homem e sua subjetividade, onde ele é estudado, observado e registrado. É suas informações registradas baseiam-se nas teorias de psicólogos, onde os mesmos fazem novas previsões com base nos seus estudos. O que caracteriza a psicologia não são apenas suas descobertas e sim suas redescobertas.

ATIVIDADES DA AULA 2

2. A psicologia organizacional se caracteriza como área da ciência psicológica com o intuito de atuar de forma interdisciplinar no comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com as organizações através da compreensão dos fenômenos psicológicos. Desta forma:

  1.  Descreva  sobre a  Psicologia Organizacional e fale dos desafios do Psicólogo Organizacional;

R:      A Psicologia organizacional estuda o comportamento do homem nas atividades do trabalho contemplando a adequação das pessoas nas organizações para obter o bem estar entre organizações e colaboradores, e ainda estuda os fenômenos psicológicos de suas organizações. Este fenômeno podem ser divididos em dois eixos, sendo que o primeiro destaca as organizações, que são entidades formadas por pessoas, devem ser coordenadas para atingir metas que compõem uma missão. Enquanto o segundo eixo , foca no trabalho e pode ser uma atividade básica do ser humano, que dependendo da cultura de um povo e de suas crenças possuindo um significado diferente e exclusivo.
         Um psicólogo organizacional busca atender a forma de interação dos aspectos da vida das pessoas, dos grupos e das organizações, e isso torna-se um desafio, já que ao entrar em uma organização o individuo possui suas expectativas, que ao longo do tempo são contrastados pela realidade do seu trabalho, assim uma luta psíquica acontece com o individuo e envolvendo as pessoas que compõem estas organizações, sua família, os clientes e basicamente a sociedade, isso ocorre devido aos fenômenos psicológicos. Estes fatores leva um psicólogo organizacional a atuar na resolução de problemas ligados aos recursos humanos ou na gestão de pessoas.

  1.  Explique como se dá a relação homem- trabalho.

R:       A relação entre homem – trabalho ocorre desde os primórdios, e varia de acordo a definição que cada um tem para com o trabalho. O homem sempre buscou conquistar seus objetivos através do trabalho. Alguns consideram o trabalho como meio para sobreviver, outros como obrigação, um sofrimento como rotina, outros como parte fundamental para vida humana, estas formas que cada um tem de encarar o trabalho e faz toda a diferença ao lidar com a modernização do mesmo, pelas novas tecnologias, e esta modernização faz com que haja a impressão de que o tempo passa rápido.

           Ainda a relação entre homem e trabalho influência socialmente onde o status social variam de acordo como trabalho que desenvolve, e dentro das atividades do trabalho sua carga de experiência influência no respeito e posição que recebe. Enfim pode-se dizer que o homem e o trabalho tem relação direta e influência em toda sociedade.

ATIVIDADES DA AULA 3

1- Na aula 03 Teorias Sobre liderança, foi abordado a importância da confiança nas relações interpessoais que estabelecemos no trabalho, bem como, as teorias apresentadas sobre liderança. Baseado nas leituras do guia de estudante:

(A)- Explique e dê exemplos das cinco fontes de poder interpessoais.

R:

1º - Uma fonte de poder é a experiência acumulada e o cargo que exerce, por que a experiência pode proporcionar um cargo superior que de certa forma desempenhe autoridade, e se torna comum, pois, desde a infância aprendemos a obedecer os pais, professores e os chefes, e isso dá as pessoas o poder de influencias nas atitudes e comportamentos de outros indivíduos, levando por exemplo ao poder de recompensa, onde esta pessoa que adquiriu o poder pela experiência ou cargo irá propor bonificações /recompensas quando as ordem foram bem executadas.

2º - As qualidades pessoais de um indivíduo é outra fonte de poder, o carisma/simpatia é um exemplo, pois, a partir destas qualidades pessoas deixam ser influenciadas por indivíduos aos quais se identificaram, gerando o poder de referência.

3º - A especialização e as habilidades de um indivíduo e uma fonte de poder, como exemplo, uma pessoa que é especialista em algo, como um nutricionista, um medico, um advogado, podem influenciar nas atitudes dos demais, esta fonte leva ao poder de especialização ou competência.

4º - Outra fonte de poder são as normas, valores e crenças nos quais crescemos e aprendemos, onde as autoridades mandam e os subordinados cumprem, porém a autoridade pode ser retirada de um indivíduo, esta fonte leva ao poder legítimo.

5º - A exploração do medo das pessoas através de ameaças (demissão, suspenção, desconto salarial, etc), é outra forma de poder, onde as pessoas que são subordinadas mudam sua forma de agir por medo de serem punidas de alguma forma, isto leva ao poder coercitivo ou de punição.

(B)- Discorra sobre as três teorias sobre liderança.  

R: Há três teorias sobre a liderança, a primeira é a teoria de traços de personalidade que aborda as principais características que um líder tem, seja traços físicos, intelectuais, sociais ou relacionados com a tarefa, e estas características influenciam na forma de liderança do líder.

A segunda é a teoria sobre estilos de liderança, que envolve o comportamento do líder, não se importando com as características pessoais da personalidade do líder e sim se sua forma de liderar, orientar ou conduzir seus subordinados é autoritária, onde se impõe ordens ao grupo, se é liberal, onde o líder decide, porém deixa o grupo livre e a vontade para fazer o que quiserem, ou se é democrático, aonde o líder conduz e orienta o grupo incentivando a participação de todos nas decisões.

E a terceira é a teoria situacionais da liderança, esta aborda a liderança de forma mais ampla, considerando que há vários tipos de liderança, e o que faz mudar as características é a situação encontrada pelo líder, assim o líder pode ter tipos de lideranças diferentes para cada colaborador, considerando a situação, porém quando há uma rotina o líder precisa ter uma liderança mais diretiva.

ATIVIDADES DA AULA 4

1- Após ler o guia de estudante elabore um texto dissertativo. Aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  1. Explique como ocorre o Processo de Socialização
  2. Descreva o que são relações humanas.
  3. Dinâmica de Grupos.

R:      O processo de socialização ocorre através do bom relacionamento das pessoas uma com a outra. Ou seja, todas as vezes que as pessoas compartilham suas ideias com a sociedade, demonstram suas atitudes num grupo, a socialização se inicia, porém é necessário que o indivíduo esteja aberto para melhoras, podendo ao mesmo tempo em que expõe suas ideias e atitudes, muda-las sempre que for necessário, a partir do exposto por outras pessoas. Desta forma o processo de socialização é influenciado pela sociedade e os grupos que a compõe hoje em dia, nos quais cada um se identifica. As atitudes pessoais são adquiridas com o passar do tempo e da observação de cada um, e estas podem demonstrar o estilo de vida e a personalidade de uma pessoa.

Assim as relações humanas se desenvolvem, através do contato consciente estabelecido entre o indivíduo e os grupos, entre os colaboradores e seus colegas, entre subordinados e seus superiores e entre toda a sociedade em suas diferentes classificações. A relação humana tem como objetivo principal a cooperação eficaz entre os membros de uma comunidade de trabalho, pois, as pessoas necessitam se interagirem umas com as outras, coletivamente para terem uma boa relação.

Desta forma, as dinâmicas de grupos, fazem-se essencial para a organização e bom funcionamento de uma comunidade de trabalho, por exemplo, pois analisam de forma individual e coletiva, todos os membros do grupo. A dinâmica faz a estrutura dos grupos através do poder, da liderança e da comunicação, e serve para que haja mais harmonia entre estas partes e todos os membros do grupo. Assim sempre que alguma mudança ocorrer na organização estrutural de um grupo, os membros podem se adaptar facilmente, como por exemplo, na falta de um colaborador os outros rapidamente se reestruturam para que a falta deste seja suprida, distribuindo as tarefas do faltante para os outros.

Em fim, o processo de socialização, as relações humanas e as dinâmicas de grupos são relacionadas direta e indiretamente, pois uma depende da outra para ocorrer, ter sentido e necessidade. Para que se tenham relações humanas à socialização deve ocorrer e para que se tenha harmonia nestas relações humanas são necessárias às dinâmicas de grupo, e ambas sozinhas não têm sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com