TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Psicologia

Seminário: Exercício de Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício de Psicologia

1) Cite duas diferenças entre agrupamento e grupo:

AGRUPAMENTO:

a) Ele se faz pelo simples fato de várias pessoas estarem “juntas”, mas sem um propósito em comum.

b) São pessoas que dividem apenas um mesmo espaço, sem vínculo.

GRUPO:

a) As pessoas estão reunidas por uma finalidade, objetivando um interesse em comum, com noções de igualdade, há um enlace entre os membros porque no grupo, o “todo” é maior que as partes, somando as partes é que forma o grupo, tornando-se forte.

b) Esse vinculo entre as partes, essa unificação de objetivo e de forças fica sob a responsabilidade de um líder. Essa liderança é necessária para resolver problemas e para que haja realização de tarefas da forma correta.

2) Cite duas diferenças entre grupos e equipes:

“ Toda equipe é um grupo mas, nem todo grupo é uma equipe”

EQUIPES:

a) Existe diferença entre pensar em fazer e resolver a situação, o que se espera é uma combinação. Para uma boa equipe precisamos progredir, reavaliar a situação sendo também necessário classificar as prioridades do dia a dia . E quando um não quer... dois não fazem. , ter habilidades e principalmente atitudes. Todos tem papéis bem definidos, e uma série de fatores positivos como troca de experiências, criatividade e habilidade.

b) O entendimento, habilidades, atitudes e o conhecimento e as suas formas, são necessárias para dominar as ferramentas que fazem parte do trabalho de qualquer área, tipo e espécie. Mais que isso, é necessário entender analisar e estudar cada uma delas. Todos procuram expor suas ideias e dividem o que pensam, as críticas são construtivas no sentido de melhorar o desempenho da equipe.

GRUPOS:

a) Há divergências entre a forma de pensar de cada membro do grupo, na maioria das vezes um não sabe o que o outro pensa devido a falta de comunicação desta forma os integrantes do grupo não obtém bons resultados como o esperado. Ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma certa competição entre os membros.

b) Nos trabalhos em grupos os líderes estão afastados, distantes dos integrantes surgem apenas para dar broncas ou quando um grande problema aparece.

3) Os grupos formais e involuntários fazem parte dos grupos secundário, explique por quê:

INVOLUNTÁRIO - Esse tipo de grupo se consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Os grupos informais são formados espontaneamente pela vontade dos seus membros. Geralmente, os grupos informais surgem“dentro” dos grupos formais e têm inuência importante sobre o seu funcionamento. Os grupos informais podem ser de interesse ou de amizade; com freqüência, ambos os elementos estão presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com