TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Psicologia

Monografias: Exercícios De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 13

EXERCÍCIOS – PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

1 - O que são centros de avaliação? Porque você diria que eles podem ser mais eficazes na seleção de executivos do que os testes escritos tradicionais.

Centros de avaliação: local onde é elaborado testes de simulação do desempenho, específico para avaliar o potencial administrativo de um candidato, usando da prática do dia a dia para essa avaliação. Isso determina seus conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias para função. Com isso, os centros de avaliação tornam-se mais eficazes na seleção de executivos, pois prevê o desempenho futuro em um candidato que venha a ocupar um cargo gerencial, por exemplo.

2 - Compare o treinamento formal com o informal.

Treinamento Formal: é planejado com antecedência e com formato estruturado; a partir do treinamento formal a organização pode de forma rápida e maciça introduzir conhecimento aos aprendizes.

Treinamento Informal: não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e dos indivíduos para ensinar habilidades e manter os funcionários atualizados.

3 - As organizações podem ensinar ética aos funcionários por meio de treina-mento?

Ainda não há evidências claras de que é possível ensinar ética. Existem críticos que afirmam que a ética não pode ser ensinada formalmente, pois tem que ser aprendida por meio do exemplo, que ela se baseia em valores, e esses valores são determinados ainda na infância com grande ajuda da família o do ambiente em que vive. Segundo os defensores do treinamento ético, os valores podem ser modificados e aprendidos na idade adulta, e mesmo que isso não fosse possível, o treinamento seria eficaz por ajudar os funcionários a identificar dilemas éticos e a tornar-se mais consciente das questões éticas da organização.

4 - Qual a relação entre os estilos de aprendizagem e a eficácia do treinamento?

Estilos de aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conheci-mento, são diferenciados em função de suas características pessoais. Por sua vez, cada pessoa desenvolve sua própria maneira de aprender, enquanto alguns têm facilidade de aprender lendo um manual ou livro, outros se saem melhor observando o que é feito, cada um tem seu estilo próprio de aprendizagem. A relação é que, com os estilos de aprendizagem diferenciados, o treinamento torna-se mais eficaz se for elaborado um programa de ensino que utilize uma variedade de estilos diferentes.

5 - Porque as organizações avaliam seus funcionários?

As organizações avaliam seus funcionários com o propósito de certificar o valor, a excelência a as qualidades de uma pessoa, e acima de tudo, qual é a contribuição desse funcionário para a organização.

6 - Quais as vantagens e as desvantagens dos seguintes métodos de avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com